quarta-feira-de-cinzas tem-programacao-multicultural-e-cena-peixinhos-para-fechar-o-carnaval-em-olinda

Quarta-feira de Cinzas tem programação multicultural e Cena Peixinhos para fechar o Carnaval em Olinda

Confira a programação do Carnaval dos Sonhos

Publicado por: Redação da Secom, em: 21/02/23 às 15:59

O Carnaval dos Sonhos chega na Quarta-feira de Cinzas (22) com muita festa para os foliões mandarem o cansaço embora. Em Olinda, dois Polos oficiais, no Carmo e Guadalupe, além dos encontros dos Boizinhos e dos Afoxés, fazem a alegria daqueles que brincam até o último suspiro do Carnaval.

Ave Sangria

Polo Erasto Vasconcelos


No Carmo, o dia começa com o Grupo Bongar, vindo do bairro do Xambá, depois é a vez do Léo da Bodega, seguindo com os veteranos psicodélicos da banda Ave Sangria. Na sequência, é a vez da Orquestra de Frevo do Maestro Oséas, que é o homenageado em vida do Carnaval de Olinda 2023. Fechando o Carnaval, a Banda Nação Zumbi, apresentando o projeto Maguefonia, recebendo diversos nomes que contribuíram para o surgimento do Manguebeat em Pernambuco.

Capim Santo

Cena Peixinhos – Polo Cariri 


Já no bairro do Guadalupe, o Polo Cariri recebe a 14ª edição do Festival Cena Peixinhos. A programação conta com grandes nomes da cena de Olinda, iniciando com NK Cumbia, seguido por Sevanne do Cavaco. Depois é a vez da Banda Magnatas da Beira Mar, na sequência o reggae da Capim Santo, passando pelo Rock da Banda Carranza, estreando em seu show solo o músico, Márcio Rastaman e para fechar a noite, a Banda Via SAT.

Boizinho

Encontro dos Boizinhos


Toda Quarta-feira de Cinzas Olinda vira palco para o encontro dos Boizinhos, que vem de toda Região Metropolitana do Recife para uma grande confraternização na Rua da Boa Hora, no Varadouro. Cada Boizinho se concentra em um local da cidade, mas todos seguem para um só endereço: a casa de Dona Dá, a moradora de Olinda e foliã que realiza a entrega de troféus a todos os participantes, regados a muita fruta e aguardente. A programação também é ponto de encontro de vários artistas que trabalham os quatro dias de festa.

Encontro Estadual dos Afoxés


Completando 20 anos, o Encontro Estadual dos Afoxés leva a ancestralidade negra para as ladeiras de Olinda. Participam do desfile nove grupos que sairão do bairro do Guadalupe em direção ao Mercado Eufrásio Barbosa. A concentração começa às 18h e saída às 19h.

Os grupos se concentram em frente à Igreja do Guadalupe para se prepararem para o cortejo. Nesta edição, o cortejo homenageia o centenário da ialorixá Ifá Tinuké, matriarca que fundou o primeiro terreiro de candomblé de Pernambuco.

Participam do encontro os afoxés:

Alafin Oyó, Oba Iroko, Omo Bade, Ara Omim, Povo de Ogunté , Filhos de Ayra e muito mais.

About Redação

Veja também

Expectativas para 2025: Que mudanças a população deve esperar para o início do ano? Reforma administrativa ideal existe ?

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco À medida que nos aproximamos de 2025, as …