Termo, que surgiu há três anos, se refere aos meios de transporte com menos de 500 quilos e motorização elétrica.
Conectados: Quadro fala sobre mobilidade urbana
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um levantamento mostrando que, em 2020, Caruaru ultrapassou a marca de 181 mil veículos, de todos os tipos, circulando nas ruas. E com o aumento do combustível, o número destes veículos tem diminuído.
Novas alternativas elétricas têm surgido no mercado. Uma delas é a “micromobilidade”, um termo que surgiu há três anos, e se refere aos meios de transporte com menos de 500 quilos e motorização elétrica.
Cada vez mais a convivência entre os diferentes micromodais elétricos – bicicletas, patinete e monociclo – nos espaços público, desperta muitos questionamentos. Isso porque ainda não existe regulamentação clara e específica para os patinetes e monociclos, apenas para as bicicletas elétricas, que foram equiparadas às tradicionais na última atualização da Resolução 465, do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.
O vendedor Mário Sette viu uma monociclo pela primeira vez em São Paulo. Segundo ele, a vantagem deste meio de transporte é muito vantajoso, e é usado não só para passeio, mas para trabalho também.
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!