Com o nome da deputada estadual Teresa Leitão (PT) dado como certo na chapa do Senado da Frente Popular, lideranças do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco assumiram a missão de engajar a campanha do pré-candidato ao Governo do Estado, Danilo Cabral (PSB). O objetivo da sigla é deixar claro que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um palanque único no Estado e que este palanque é o do parlamentar pernambucano. Nas negociações nacionais entre PT e PSB, os socialistas colocam o apoio exclusivo de Lula em Pernambuco como fundamental, enquanto o PT Nacional quer reforçar a aliança entre o presidenciável e o seu vice Geraldo Alckmin, que está no PSB. Para fortalecer a associação entre Lula e Danilo Cabral, a expectativa é realizar uma vista do ex-presidente ao Estado em breve. Já está em curso, inclusive, uma articulação para trazer o líder petista para Pernambuco em junho. O ex-chefe do Executivo pode participar do Congresso da Fetape neste mês e teria compromissos ao lado de Danilo Cabral. O intuito é deixar claro que não há outro palanque para Lula no Estado. Na semana passada, a Frente Popular acendeu um sinal de alerta sobre a necessidade de reforçar para o eleitorado a aliança entre Lula e Danilo. Na terça-feira da última semana, a pré-candidata ao Governo, Marília Arraes (SD), causou desconforto entre petistas e socialistas ao colocar um chapéu de palha no ex-presidente Lula com os dizeres “Lula Arraes”, durante ato de apoio do Solidariedade a Lula em São Paulo. O gesto, segundo lideranças do PT, não teria sido combinado com o ex-presidente e teria causado mal-estar nos bastidores. Na condição de presidenciável e em busca da consolidação do seu projeto eleitoral, Lula não vai bater boca ou criticar os pré-candidatos que o defendem em Pernambuco, mesmo que eles não tenham seu apoio oficial. No entanto, a ideia é reforçar os meios oficiais, como as agendas de campanha, gravações para guia e a militância do PT. “Lula só vai subir em um palanque em Pernambuco e o PT está engajado na missão de deixar isso claro”, reforça um líder petista.
Coração aberto
O pré-candidato ao Governo Anderson Ferreira (PL) observa com cautela os movimentos de lideranças dissidentes da Frente Popular. O gestor alerta que está “esperando as movimentações dos partidos” e que “ainda tem muita estrada pela frente”. “O PL tem um coração cheio de esperança e está esperando todos eles”, brinca.
Na briga > Recentemente, o gestor viu o pré-candidato ao Governo Miguel Coelho (União) conquistar o apoio de um antigo aliado – o PSC. O sertanejo também está próximo de fechar com o Patriotas, outra sigla que era próxima dos Ferreira. A briga não é dada como perdida por Anderson, que ainda aposta que pode contar com o apoio das legendas.
Requerimento > O presidente da comissão de defesa do consumidor da Câmara Federal, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), aprovou requerimento convidando os presidentes do Banco Central, doutor Roberto Campos, e da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, para poder tratar do aumento da inflação no país e da política de preços dos combustíveis. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade na comissão. As reuniões serão realizadas na segunda quinzena de maio.
Veja também
Publicidade Legal – 10 de Maio de 2022 – Editais e balanços
LeilãoRetrato de Marilyn Monroe feito por Warhol é vendido por US$ 195 mi
Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo