psb-inicia-movimentos-para-ter-wolney queiroz-na-vice-de-danilo-cabral

PSB inicia movimentos para ter Wolney Queiroz na vice de Danilo Cabral

Nos bastidores da Frente Popular, a bolsa de apostas é crescente. Não só socialistas, mas representantes do centro têm tratado, em conversas reservadas, das chances de o deputado federal Wolney Queiroz vir a ser o vice na chapa encabeçada por Danilo Cabral. O movimento caberia, dizem as fontes envolvidas, tanto para o caso de Teresa Leitão ocupar a vaga do Senado como para um cenário em que o escolhido fosse André de Paula.

Como a coluna antecipara anteontem, o PT decidiu com aval de Lula, durante reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional, reivindicar o Senado e indicar Teresa para concorrer. A definição, já comunicada ao governador Paulo Câmara, esbarra nos planos do gestor de fazer André candidato à Casa Alta.

Ciente da decisão do PT desde a última quarta, mesmo dia da reunião do GTE, o chefe do Executivo estadual ganha tempo, agora, para arrumar as peças internamente. É nesse cenário que a vice começa a ficar sob holofotes. Não é a primeira vez que Wolney figura em situação de eventualmente ocupar o cargo.

Ainda com Eduardo Campos governador, houve condição favorável também, possível de ser viabilizada pelo PDT. Na época, o ex-governador tinha projeto de concorrer à Presidência da República, o que acabou inviabilizado pelo trágico acidente aéreo do qual acabou vítima em 2014.

Naquele momento, o pedetista teria, por exemplo, chances mais claras de assumir o Governo do Estado. Mesmo assim, não houve movimento dele no sentido dessa construção. Wolney preside o PDT-PE e também foi convidado a ingressar no PSB, convite do qual declinou recentemente, a despeito do desafio de montar chapa proporcional diante da proibição das coligações.

Houve cautela, nessa decisão, que envolveu a manutenção da autonomia que o parlamentar detém no comando de sua sigla. No Palácio das Princesas, se diz que a variável Wolney, hoje, para vice “é uma possibilidade”. Outra ala da Frente Popular fala que o pedetista “surge com força” para a vaga.

A precedência, no entanto, dada a decisão do PT de indicar Teresa para o Senado, é de André de Paula. Então, se André aceitar, repisam socialistas, o assunto está encerrado. Caso contrário, convencer Wolney seria outra missão. Quem acompanha as movimentações observa que há resistência latente.

Marília: “Estão emparedando Lula”


Pré-candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes já vinha repisando ter respaldo jurídico para usar imagem de Lula. Ontem, o próprio Lula, à Rádio Jornal, disse que “não vai brigar com ninguém” por sua imagem e disse que “quanto mais voto melhor para ganhar as eleições”, Marília, à coluna, fez a seguinte colocação: “Eles (socialistas) estão emparedando Lula. Mas não tem problema, não. A gente quer o apoio deles também!”.

Cola > Antes, Marília, à coluna, declarou também: “Lula sabe que eu estou preocupada que ele ganhe a eleição, porque estou com ele no bom e no ruim. Por mim, todo mundo vota em Lula. O PSB está preocupado em ganhar a eleição, porque Danilo não é candidato de Lula, é o candidato de Paulo Câmara e que, pelo acordo, está tentando colar imagem em Lula”.

Um peso > Lula disse que, apesar da relação com Marília, seu candidato oficial é Danilo Cabral e realçou “acordo com o PSBl”. Afirmou que vai trabalhar para Danilo ser governador. Mas pontuou: “Em outros estados, estou apoiando outro candidato e tem candidato do PSB que vai usar minha foto”. 

Férias > Estarei em período de férias ao longo do mês de maio, e a coluna ficará sob os cuidados da competente equipe de política da Folha de Pernambuco. Agradeço, desde já, a atenção diária e colaboração de todos. Até a volta!

Veja também

Publicidade Legal – 30 de abril e 1º e maio de 2022 – CAPRICCHE SA BALANÇO

Publicidade Legal – 30 de abril e 1º e maio de 2022 – MUNDO DOS COSMÉTICOS BALANÇO

Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo

About

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …