A partir das 18h, Teatro do Parque recebe a estreia dos 10 filmes rodados a partir dos argumentos de jovens recifenses, selecionados pela Prefeitura do Recife. Exibição será gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 17h. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
Na próxima sexta-feira (28), o Recife, em suas mais jovens narrativas, perspectivas e esperanças, estará em cartaz no Cineteatro do Parque. A partir das 18h, a casa de espetáculos, que há tantos anos abraça e congraça a produção cultural recifense, será cenário para a apresentação do resultado do concurso Recife Incluído, realizado pela Prefeitura do Recife, para revelar novos talentos e olhares para o celebrado mercado audiovisual pernambucano.
Iniciativa da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, o Recife Incluído selecionou 10 argumentos, escritos e inscritos por autores iniciantes, na faixa etária de 18 a 29 anos, de diversas regiões da cidade, para transformar em curtas-metragens roteirizados e rodados por produtoras profissionais. Os jovens vencedores ainda participaram de oficinas e puderam acompanhar etapas do processo de realização dos curtas. Alguns deles chegam a assinar a co-direção dos filmes.
A exibição dos curtas, que oferecem um retrato da cidade, a partir de ângulos e pontos de vista raros na telona, será gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do Parque, a partir das 17h. Os dez jovens autores, além de diretores e representantes das produtoras, estarão presentes na primeira exibição pública dos filmes, rodados e editados no ano passado.
Para assegurar que a inclusão que batiza e baliza o projeto se confirme também no lançamento dos filmes, a exibição contará com a presença de intérpretes de libras.
Orçamento – O Projeto Recife Incluído foi executado com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar, repassados ao poder público municipal pelo Ministério do Turismo.
Confira a relação dos 10 curtas resultantes do projeto, com os nomes dos jovens responsáveis pelos argumentos e seus respectivos diretores:
A Teimosia da Brasília
Argumento: Maria Eduarda Virões
Direção: Izabel Carvalho
Ágora
Argumento: Rute Silva
Direção: Eduardo Monteiro
As Cores do Frevo que Virá
Argumento: Leonardo Pereira Lopes
Direção: Bernardo Valença
Assumidamente NeGRo
Argumento: Luiz Apolinário
Direção: Leo Crivellare, Luiz Apolinário
Detrás do Olhar
Argumento: Tami Acyoli
Direção: Lula Queiroga
Musas – Mulheres Surdas na Arte
Argumento: Letícia Lima
Direção: Caroline Oliveira
Nosso Morro, Meu Universo
Argumento: Bhrendo Barbosa
Direção: Carol Correia, Mannu Costa
O Cinema Ainda é a Maior Diversão
Argumento: Anderson Serafim
Direção: Nando Lemes
Priscilla e o Integrarte na Pandemia
Argumento: Priscilla Mesquita de Almeida
Direção: Tuca Siqueira, Priscilla Mesquita de Almeida
Sua Majestade, o Passinho
Argumento: Gabriel Nogueira
Direção: Carol Correia, Mannu Costa