Na iniciativa, cães de intervenção assistida auxiliam no desenvolvimento pedagógico de pessoas com deficiência
Publicado por: Redação Secom, em: 04/04/22 às 12:11
Por Aline Beltrão
Com o retorno das aulas presenciais, o Projeto Bolinha de Pelo está retomando as atividades nas unidades educacionais da Secretaria de Educação de Olinda. Proporcionando experiências construtivas para pessoas com deficiência, tem o propósito de implementar novos recursos desafiadores para os estudantes incluídos nas escolas que utilizam as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com a presença dos cães de intervenções assistidas.
O Bolinha de Pelo é um Projeto de Educação Assistida por Animais (EAA), ou seja, que usa cães como meio alternativo no tratamento de pessoas com deficiência. A iniciativa é voluntária e começou a ser aplicada junto a crianças e adolescentes matriculados no Centro Integrado de Atenção à Criança Professora Norma Coelho (Caic), em Peixinhos. No momento, estão participando do projeto os cães Dom e Léo. A coordenadora do projeto, Cássia Leôncio, e voluntários estão passando nas unidades de ensino para orientar a comunidade estudantil acerca da iniciativa.
Na primeira quinzena do mês de abril será realizado o “AUNEM”, a versão de avaliação para novos cães participarem do projeto que funciona de forma voluntária. Há 5 anos, o Bolinha de Pelo atende aproximadamente 150 estudantes com deficiência, nos turnos da manhã e tarde, para identificação, elaboração e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade junto com os professores, minimizando barreiras para melhor participação das atividades pedagógicas e seu desenvolvimento global.
Instagram: @bolinhadepelooficial
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