Atividades desta sexta-feira (17) contaram com muita música, dança e contação de história. (Foto: Édson Alves/PCR)
Para celebrar o encerramento das ações do programa Mais Vida nos Morros na Ilha de Deus, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, vem promovendo, durante toda a semana, uma série de atividades culturais, lúdicas e recreativas na comunidade. Na tarde desta sexta-feira (17), as crianças foram o grande foco da programação preparada pela Secretaria-Executiva para a Primeira Infância, que contou com contação de histórias, música e dança.
A animação começou às 14h, com a Oficina de Cordel ministrada por Mari Bigio. Cerca de 30 meninos e meninas assistiram atentas à contação de histórias de cordel e depois aprenderam a fazer pequenas xilogravuras adaptadas, com isopor, EVA e tinta. “Achei muito legal. Eu não sabia o que era e achei bonito aprender coisas novas”, comentou Adriana Maria, 10 anos. A contadora de histórias Mari Bigio também não escondeu a alegria de participar da celebração. “É ótimo estar aqui nesse momento. A Ilha está de cara nova e é também uma ocasião importante para mim. Uma das primeiras oficinas que ministro presencialmente desde o início da pandemia. Esse contato com eles é incrível”, festejou.
Logo depois a música tomou conta da pracinha com a Oficina de Musicalização para a Primeira Infância de Tio Bruninho. “Estou reproduzindo aqui a mesma aula de iniciação musical que realizo nas minhas escolas. Quero que eles tenham essa vivência com instrumentos de verdade e percussão corporal”, explicou o músico. A dança encerrou o dia e os pequenos caíram no frevo durante a oficina “O Frevo não convida, ele arrasta!” ministrada pelos professores Bhrunno Henrique e Pinho Fidelis e oferecida pela Secretaria de Cultura.
A programação continua neste sábado (18). O último dia da celebração promete encantar adultos, jovens e crianças. Às 14h, tem Oficina de Musicalização para Primeira Infância com Tio Bruninho. Logo em seguida, às 15h, vem a apresentação da Orquestra dos Bichos puxando o frevo e as músicas tradicionais do Carnaval. A Orquestra ainda acompanhará a apresentação do Grupo de Animadores Culturais formado pelos artistas Palhaço Gambiarra, Palhaço Peripécia e o malabarista François dos Santos, ambos promovidos pela Secretaria de Turismo. E para finalizar com chave de ouro, a Secretaria de Cultura, através da Fundação de Cultura Cidade Recife, estará levando o folguedo do Boi D’loucos como parte integrante do Ciclo Natalino.
MAIS VIDA NOS MORROS – Criado em 2016, o Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife. O programa já atendeu 55 comunidades, beneficiando diretamente mais de 54 mil famílias. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente.
O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. O programa conta com a parceria da empresa Tintas Coral, atravé