A expectativa para 2023 é realizar mais de cinco mil atendimentos e contemplar 30 terreiros
Publicado por: Redação da Secom, em: 21/12/22 às 10:03
Por: Sandro Barros / PMO
O programa Saúde nos Terreiros realizado pela Prefeitura de Olinda vem se destacando na garantia do acesso à saúde e cidadania para a população de comunidades tradicionais afro-indígenas do município. Após 85 atendimentos da última ação de 2022, que aconteceu no Ilê Oxaguian Alobômaxô, gerido por Pai Iguaraci de Oxum (Pai Guara) em Cidade Tabajara, o programa atingiu a marca de 4.238 atendimentos.
O programa é coordenado pela Secretaria de Saúde do município através da Diretoria de Atenção Básica e Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra de Olinda. O total de atendimentos em 2022 supera em 638 as expectativas da coordenação do programa, que era realizar 3.600 até dezembro de 2022. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que oferta serviços de cidadania nas ações.
Foram contempladas 21 casas de matriz afro-indígenas em 16 bairros, entre eles: São Benedito; Sítio Novo; Vila Popular; Caixa D’Água; Ouro Preto; Águas Compridas; Base Rural; Sapucaia de Dentro; Vila Manchete; Bultrins; Jardim Fragoso; Jardim Brasil; Varadouro; V8; Cidade Tabajara e Chã da Mangabeira.
“A prioridade para o 2023 é contemplar bairros que não foram beneficiados em 2022 e pretende superar a marca de mais de cinco mil atendimentos, com ao menos 30 ações. Aproveito para agradecer a todos os parceiros e o apoio do Professor Lupércio à iniciativa”, afirma a coordenadora do programa, Carmen Cavalcanti.
Este slideshow necessita de JavaScript.