Programa Saúde na Escola faz balanço geral de 2022
Mais de 60 escolas da rede municipal e estadual foram visitadas e aproximadamente 5 mil alunos foram contemplados com as ações
Publicado por: Redação da Secom, em: 12/12/22 às 12:12
O Programa Saúde na Escola (PSE) de Olinda fez um balanço do ano letivo de 2022. A coordenação registrou uma média de 60 escolas do ensino fundamental I e II da rede municipal e estadual que foram visitadas, bem como constatou aproximadamente cinco mil alunos com idades a partir de cinco anos foram contemplados com as ações de saúde.
A iniciativa das ações é da Secretaria de Saúde do município, através da Diretoria de Atenção Básica, que conta com apoio de outras coordenações e funcionários das unidades da rede, bem como alunos da Faculdade de Medicina de Olinda, FACHO e FACOTTUR.
No fundamental 1, a equipe do PSE realizou atividades com aplicação e orientação bucal,antropometria, vermífugo, atualização vacinal, prevenção ao covid, prevenção as arboviroses, combate ao bullying e outras violências.
Já as ações voltadas aos alunos do ensino fundamental II, aconteceram palestras sobre vários tipos de violências como: auto mutilação, preconceitos,abusos e exploração infantil, Bullying, além de orientação bucal, prevenção às arboviroses, nutrição e gravidez na adolescência.
Aos alunos do ensino médio e Educação para Jovens e Adultos, foram ministradas palestras de combate às violências como: automutilação, abuso e exploração sexual, violência contra a mulher, preconceitos, Saúde da Mulher e do Homem, anticonceptivos, gravidez na adolescência, infecção sexualmente transmitida e atualização vacinal.
A coordenadora do PSE, Renata Ramos, destaca a importância das ações nas escolas. “Procuramos inserir na programação as informações e os serviços que a Secretaria de Saúde de Olinda oferta à população”, pontuou, acrescentando que para 2023 terá mais atividades.
Este slideshow necessita de JavaScript.