Ação da Prefeitura do Recife já beneficiou 58 comunidades de interesse social e 54 mil moradores com intervenções de urbanismo social (Foto: Wagner Ramos/PCR)
A Prefeitura do Recife entregou, na manhã deste sábado (29), as intervenções realizadas pelo programa Mais Vida no bairro de Passarinho. Fruto de um investimento de R$ 328,5 mil, as transformações foram executadas por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana e incluem uma série de melhorias na praça da comunidade. O Prefeito João Campos esteve presente na comemoração, que teve programação especial, com oficina musical, orquestra de frevo, contação de histórias e brincadeiras educativas.
“O programa Mais Vida completa sete anos de muita ação pela cidade. Hoje, estamos aqui, no Passarinho, vendo a requalificação desta praça, um espaço público de qualidade para as crianças, para pessoas com deficiência e também para os idosos. Este é o poder do urbanismo social: quem manda são as pessoas. Se é para as crianças, são as crianças que têm que dizer o que querem e estamos aqui para realizar”, comentou o prefeito João Campos.
A praça de Passarinho, situada entre a Estrada de Passarinho e a Rua Xexéu, se tornou um espaço de convivência e lazer repleto de atividades para pessoas de todas as idades através da aplicação da metodologia do programa Mais Vida, que realiza a escuta dos moradores por meio de reuniões e oficinas de cocriação. Foi assim, a partir dos desejos da comunidade, que o espaço ganhou serviços de iluminação, drenagem, poda de árvores, paisagismo, papeleiras, implantação de quadra com alambrado e refletores, biblioteca com mini anfiteatro, novos brinquedos, placas afetivas, arte urbana e muito colorido.
A iniciativa foi feita em parceria com as Tintas Coral, Cimento Forte e a Emlurb, com o intuito de revitalizar a área e promover um ambiente acolhedor e inclusivo. Um mini anfiteatro foi integrado ao espaço, com arquibancadas para acomodar os visitantes. Além disso, a biblioteca, um dos destaques do projeto, foi construída em uma edificação já existente, que foi completamente requalificada com troca de revestimento, piso e coberta.
Na biblioteca, o prefeito compartilhou um momento de contação de histórias com as crianças de Passarinho e fez um combinado com os pequenos para manter o espaço preservado. “Agora vamos fazer um acordo. Todo mundo tem que cuidar desse espaço, porque ele é de todos. Então, vamos deixar sempre limpo, organizado e bonito para todo mundo usar”, pediu o gestor municipal em conversa com as crianças do bairro.
Prateleiras repletas de livros estão disponíveis para as crianças da comunidade e seus cuidadores, bem como os professores e alunos da Escola Municipal Marluce Santiago, localizada a 50 metros da praça. Débora Nascimento, moradora do bairro, aproveitava o local, neste sábado, com sua filha Letícia, que não desgrudava dos livros. “Eu estou achando isso aqui maravilhoso, estou muito feliz. Tem muitos brinquedos, uma quadra e essa biblioteca. Agora eu vou poder brincar muito”, compartilhou a criança.
Em Passarinho, foram pintadas lombadas e duas faixas de pedestres próximas à escola, conectando-a à praça. Atendendo a solicitação da comunidade, o banheiro existente foi revitalizado e aprimorado para atender às necessidades de todos. O parque também passou por diversas melhorias, como a construção de um escorregador em formato de casa de passarinho, a requalificação do gira-gira e a instalação de um balanço de dois lugares para diversão em grupo. Uma escada de acesso ao Caminho Lúdico Sensorial e um escorregador foram adicionados para facilitar o acesso ao parque e tornar o trajeto mais divertido para as crianças. O Caminho Lúdico Sensorial conta com cinco texturas diferentes para estimular os sentidos das crianças, permitindo que elas brinquem com as mãos e os pés. Além disso, o piso foi pintado com brincadeiras voltadas para a primeira infância, tornando o espaço mais acolhedor para os pequenos.
Tatiane Gonçalves, 38 anos, porteira, mora em frente à praça revitalizada e comemora com a filha a entrega do espaço. “Isso foi muito bom para todos da comunidade. Principalmente, para minha filha. Ela está muito alegre, não quer sair do balanço e do escorrego. Vive andando de bicicleta por aqui. Eu estou muito feliz, só penso no futuro da minha menina, que vai ficar melhor ainda”, contou a moradora.
Na área de convivência, foi instalada uma mesa de piquenique com seis lugares, junto com duas mesas de jogos. Além disso, foi criada uma quadra com alambrado e refletores especialmente para crianças de até 10 anos, proporcionando um espaço seguro para brincadeiras e atividades esportivas.
Um novo espaço de contemplação dedicado a Nossa Senhora da Conceição foi criado, com destaque para dois bancos: um arredondado com jardineira e outro com duas alturas para proporcionar diferentes experiências aos frequentadores. Foi construído um oratório central iluminado que abriga uma imagem da santa, oferecendo um local tranquilo para reflexão e devoção. Ao redor da praça tudo ganhou vida: as casas foram pintadas com as cores das Tintas Coral que foram escolhidas pelos próprios moradores, junto com a calçada e o meio-fio do entorno, que receberam uma nova pintura.
Durante o período das intervenções, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana desenvolveu um cronograma social onde foram realizadas quatro reuniões comunitárias, duas oficinas de cocriação e uma oficina de arte urbana em parceria com o programa Colorindo o Recife, ministrada pelo artista Fil, na Escola Municipal Marluce Santiago da Silva. Além disso, foram conduzidas três oficinas de engajamento, sendo uma de arte rupestre e outra de máscaras carnavalescas na Escola Municipal Marluce Santiago da Silva, e a última de culinária sustentável na ONG Espaço Mulher. Ao todo, 150 pessoas foram diretamente envolvidas nestas atividades.
Diversas ações gerais também foram realizadas para melhorar a infraestrutura e a estética da praça. Os postes de iluminação no entorno foram substituídos, as lombadas e duas faixas de pedestres próximas à Escola Municipal Marluce Santiago foram repintadas e todas as canaletas de esgoto, na área, foram trocadas. A poda de todas as árvores da praça foi feita, jardineiras foram espalhadas pelo perímetro da intervenção, e foram criados três painéis de arte urbana pelo Programa Colorindo o Recife, com autoria dos artistas Alexandre Felipe Lemos da Silva, Fábio Maia da Silva e Raoni Assis de Oliveira Pimentel.
Lemos intencionou trazer em sua arte elementos que representassem e acolhessem os moradores, com referências à luta das mulheres e à fauna e flora nativas. Seguindo a ideia de representar a luta feminina local, o artista Fábio Maia trouxe em seu painel a luta de Marluce Santiago, importante representação do bairro de Passarinho responsável pela conquista do título de posse dos lotes da comunidade, e das mulheres que fazem parte do Espaço Mulher. Raoni Assis, por sua vez, desenvolveu sua arte com o tema dos pássaros, temática que faz parte do seu repertório artístico e fazendo referência ao nome do bairro e da via onde está localizada a praça.