programa-“esporte-e-fundamental”-promove-imersao-de-alunos-da-rede-municipal-de-ensino-em-diversas-praticas-esportivas

Programa “Esporte é Fundamental” promove imersão de alunos da rede municipal de ensino em diversas práticas esportivas

Projeto da Prefeitura do Recife tem como objetivo agregar valor à educação por meio de iniciação de crianças da capital em várias modalidades. (Foto: Maurício Ferry/PCR)

Ter uma rotina física ativa é importante desde a mais tenra idade. É justamente com o intuito de promover a inclusão de alunos da rede municipal de ensino em diversas modalidades esportivas que a Prefeitura do Recife conta com o projeto “Esporte é Fundamental”. Operacionalizado pela Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Educação, o programa atua em 26 escolas e tem proporcionado uma nova visão do esporte pela perspectiva de diversos atores envolvidos. 

“Acho um ótimo programa, porque desperta o interesse da criança no esporte, além delas terem uma noção do que vão gostar e deixarem de pensar que esporte é obrigação”, explica Andréa dos Santos, 31 anos, que tem duas filhas estudantes no EM Novo Pina – Tiphany dos Santos, oito anos, e Jenifer dos Santos, seis. “Minhas filhas adoram, dizem que é a melhor aula, gostam muito do professor, também. Inclusive, já pude presenciar as aulas e achei ótimas. Vejo uma mudança de comportamento das crianças no dia das aulas de forma bem clara. Minhas filhas mesmo são muito ‘espoletadas’, gostam de correr e brincar, e na aula de educação física elas podem gastar essa energia”, conta, com bom humor. 

Nas creches, cada aula tem duração de 30 minutos – nas escolas, de 50. O quadro de professores é composto por 13 profissionais de educação física e as práticas são sempre realizadas durante o horário escolar. Nelas, são atendidas crianças dos dois aos seis anos; nas escolas, dos seis aos 12. 

“O Esporte é Fundamental é uma forma de a gente incentivar, de mostrar às crianças a importância do esporte na vida delas. Quando investimos para que iniciem no ensino fundamental as atividades esportivas, isso proporciona toda uma trajetória, podendo seguir nessas atividades também no ensino médio e na universidade”, destaca Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. 

Prioritariamente, as creches comportam práticas de psicomotricidade. Por exemplo, atividades estabilizadoras manipulativas, coordenativas e de ludicidade. Nas escolas, o foco do cronograma é em modalidades como futebol, futsal, voleibol, basquetebol, handebol, atletismo, ginástica e lutas. 

“Criamos esse programa com a ideia de jogar luz no esporte educacional. Inicialmente, esse nome tem dois sentidos. O primeiro é porque o esporte é de fato fundamental na vida dos jovens, e segundo porque é exclusivo para o ensino fundamental. Depois, fomos inserindo a ideia de trabalhar a parte motora na primeira infância. Demos o incremento de cursos para professores e colocamos o programa também nas creches, onde trabalhamos essa parte de motricidade, de convivência, de experiências mesmo. Eles vivem isso com a atividade esportiva. Isso fará com que esses pequenos cresçam, em nível motor, muito mais ricos. A gente fecha, assim, um ciclo de investimento no esporte escolar: festivais esportivos, esporte é fundamental, jogos escolares e bolsa atleta”, detalha Yane Marques, secretária executiva de Esportes. 

Marina Machado, 42 anos, uma das professoras do programa, descreve de forma bastante positiva o astral do ambiente no momento das aulas. “Desde o momento que a gente chega na escola, a gente vê que muda até a fisionomia das crianças. São práticas educativas e que fazem com que eles melhorem a relação entre eles e individualmente, porque eles conseguem gastar energia. Isso faz com que eles se concentrem até melhor, as professoras relatam muito isso, que quando é dia de educação física eles têm um comportamento diferenciado, prestam mais atenção. E eles gostam muito das brincadeiras e atividades, porque não é aquela atividade radical, é uma coisa muito educativa, então todo mundo participa, todo mundo tem a oportunidade, todo mundo acerta, todo mundo erra, não é uma disputa. A dinâmica muda muito nesse sentido.” 

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …