Reconhecimento do Mais Vida como finalista do prêmio “Dutcham Inspire Awards” mostra a importância de políticas públicas que priorizam a arte e a cultura na promoção da cidadania (Foto: Uenni)
O Programa Mais Vida, uma iniciativa da Prefeitura do Recife desenvolvida por meio do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), foi selecionado como finalista do “Dutcham Inspire Awards”. Esse prêmio é dedicado a reconhecer projetos que se destacam por promover práticas empresariais mais inclusivas, sustentáveis e socialmente responsáveis, servindo de inspiração para a comunidade empresarial holandesa no Brasil.
A premiação conta com uma etapa de votação online para o júri popular, que vai até o dia 15 de outubro. Qualquer pessoa pode participar e pode ser acessada pelo link: https://www.dutcham.com.br/inspire-awards-projects-2024.
O concurso reforça a importância de iniciativas que impulsionam a colaboração entre Brasil e Holanda, especialmente no campo da cultura. A Embaixada e os Consulados Gerais dos Países Baixos têm apoiado ativamente instituições culturais e artistas, incentivando-os a apresentar projetos que promovam o intercâmbio cultural entre os dois países, fortalecendo os laços e promovendo uma cooperação duradoura. Parceira do Mais Vida, a Tintas Coral, por meio do Movimento Tudo de Cor, indicou o programa ao “Inspire Awards”.
O impacto dessa transformação impulsionada pela cor vai muito além da estética. Ao conquistarem maior visibilidade internacional, projetos como o Mais Vida destacam o papel essencial da arte, criatividade e cultura na promoção da inclusão e diversidade nas cidades, criando uma base para diversas iniciativas de desenvolvimento. Entre elas estão a criação de jardins comunitários, a eliminação de áreas de descarte de resíduos e a valorização da arte urbana.
“Quando as iniciativas da Prefeitura do Recife e da Inovação Urbana ganham destaque em qualquer âmbito, ficamos orgulhosos e confiantes que estamos no caminho certo. É um trabalho de várias mãos com o objetivo de mudar socialmente e visualmente nossa cidade, além de fomentar o sentimento de pertencimento nos cidadãos”, salientou o chefe do Gabinete de Inovação Urbana, Ed Ruas.
MAIS VIDA – O programa Mais Vida utiliza a força das cores para gerar um impacto positivo nas comunidades do Recife. Criado em 2016, o programa é uma política pública voltada ao combate à desigualdade socioespacial e à reinvenção da cidade, em que os moradores participam ativamente do processo de revitalização de suas casas, o que contribui para o desenvolvimento social e urbano da região. Ao longo dos anos, já atendeu 56 comunidades de interesse social no Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil habitantes.