Prefeito João Campos participou de solenidade que marca o início da capacitação da 3ª turma. Ao todo, 25 jovens vão estudar gratuitamente desenvolvimento web. (Foto: Edson Holanda/PCR)
A 3ª edição do Programa Conexões Periféricas realizou a aula inaugural de nova turma na noite desta terça-feira (22) no bairro da Ilha do Leite. A iniciativa da Prefeitura do Recife, realizada por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), viabiliza, gratuitamente, um curso de desenvolvimento web para jovens de grupos sociais vulneráveis e sub-representados com o intuito de democratizar e estimular o acesso ao universo da tecnologia. Nesta segunda turma da 3ª edição, 25 jovens foram selecionados dentre mais de 700 inscritos. O prefeito do Recife, João Campos, esteve na aula e fez um discurso de recepção aos alunos.
“Hoje eu fiz questão de vir aqui porque é muito importante estarmos em eventos como este. Aqui a gente fala de muita coisa que tem valor simbólico e valor efetivo. Esse edital tem uma cota de participação de 70% para a juventude negra – a nossa juventude que muitas vezes é sub-representada em espaços de poder e de formação. É muito importante quando a gente garante, nas políticas públicas da cidade, as correções e garantias de direitos históricos”, declarou João Campos na ocasião.
O Conexões Periféricas é realizado desde 2018 em parceria com a empresa ThoughtWorks (TW). Neste ano, o programa passou também com a parceria do Governo Britânico, através do UK-Brazil Tech Hub, e da organização social FA.VELA.
A cerimônia de abertura do programa aconteceu na sede da empresa ThoughtWorks, com a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, o secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, a cônsul britânica, Larissa Bruscky, e a representante do FA.VELA Ludmila Correa. Além disso, também estiveram presentes colaboradores da TW.
O objetivo do programa Conexões Periféricas é formar jovens de 16 a 29 anos em desenvolvimento web. Das 25 vagas disponibilizadas por cada turma, 70% delas são reservadas para candidatos negros, pessoas LGBTQIA e pessoas com deficiência. No processo seletivo, são levados em consideração critérios como diversidade territorial, equilíbrio de gênero e fator socioeconômico.
O Conexão Periféricas tem carga horária de 80 horas-aula e acontecerá presencialmente em três encontros semanais, das 18h às 20h, na sede da ThoughtWorks em Recife. A empresa está localizada no Empresarial Charles Darwin, na Rua Senador José Henrique, número 231, no bairro da Ilha do Leite. Os jovens participantes receberão uma bolsa incentivo no valor de R$ 300, cartão de transporte para deslocamento até o curso e atendimentos individuais com profissionais de psicologia para apoio psicossocial durante o curso, caso desejem.
CONEXÕES PERIFÉRICAS – A primeira turma da 3ª edição do Programa Conexões Periféricas foi concluída em junho deste ano. Desde 2018, o Programa Conexões Periféricas já beneficiou mais de 100 jovens recifenses de grupos sociais vulneráveis e sub-representados. Cada edição abre inscrição para o preenchimento de 25 vagas.
SERVIÇO:
O quê: Aula inaugural do Programa Conexões Periféricas – segunda turma da 3ª edição
Quando: terça-feira (22), das 18h às 20h
Onde: Sede da empresa Thoughtworks Brazil, no 15º andar do Empresarial Charles Darwin – Rua Senador José Henrique, 231, Ilha do Leite.