procon-recife-orienta-consumidores-sobre-trocas-de-produtos

Procon Recife orienta consumidores sobre trocas de produtos

Código de Defesa do Consumidor (CDC) não obriga a loja ou o fornecedor a fazer uma troca por motivo de gosto ou tamanho. Órgão alerta sobre prazos e condições para efetuar as trocas

O dia 26 de dezembro é conhecido informalmente como o “Dia Mundial da Troca”. É a partir dessa data que os consumidores costumam trocar os presentes que receberam nas festas natalinas. O Procon Recife esclarece que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não obriga a loja e/ou o fornecedor a fazer uma troca por motivo de gosto ou tamanho. A medida só é obrigatória se, no momento da venda, a loja tenha se comprometido a fazê-la ou se o produto apresentar algum defeito ou vício.

Lucas Bandeira de Mello, assessor jurídico do Procon Recife, ressalta que ao efetuar a troca deverá prevalecer o valor pago pelo produto, mesmo quando a compra tenha ocorrido nos períodos de liquidação, ou aumento do preço. O gestor municipal lembra que quando a troca é pelo mesmo produto – marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor -, o fornecedor não pode exigir complemento de valor, nem o consumidor solicitar abatimento do preço, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.

“Caso o produto apresente algum defeito ou problema, o consumidor tem até 90 dias para reclamar. Diferentemente do produto comprado à distância como, por exemplo, a compra pela internet, ele tem o prazo de sete dias para se arrepender, e não precisa justificar. Basta solicitar a devolução do produto”, explicou Lucas Bandeira de Mello.

Se o consumidor tiver algum problema para efetuar a troca, ele pode acionar o Procon Recife. A população pode registrar reclamações no site procon.recife.pe.gov.br e denúncias no email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

Atualmente, o Procon Recife atende presencialmente em sua sede, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, no bairro da Boa Vista, e também nas unidades dos Compaz Dom Helder Câmara (Coque), Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha).

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …