primeiro-ano-do-nidi-e-marcado-por-garantia-de-direitos-em-olinda

Primeiro ano do NIDI é marcado por garantia de direitos em Olinda

Evento aconteceu nesta quinta-feira (11)

Publicado por: Redação da Secom, em: 11/05/23 às 15:23

Um espaço lúdico que une ações de saúde e terapias, o Núcleo Infantil de Integração (NIDI), da Secretaria de Esportes e Juventude de Olinda, celebra seu primeiro ano de funcionamento. A data foi marcada com uma festividade para as famílias e as crianças autistas do município na manhã desta quinta-feira (11), quando a Vila Olímpica recebeu ações de saúde, bem estar e cidadania para lembrar a data.

A festa foi marcada por atividades não só para crianças, mas também para os familiares. Quem compareceu ao evento também pôde usufruir ser atendido no odontomóvel, além de orientação nutricional e terapias integrativa, como ventosaterapia, auriculoterapia, serviços médicos e nutricionais.

Também teve cuidados estéticos como manicure, cabeleireira, massagem e designer de sobrancelhas. “Às vezes, enquanto pais de autistas, esquecemos de nós mesmos. Hoje, pude parar e cuidar de mim. Estou me sentindo muito realizada”, contou Iana Cássia, que é mãe de Lucas, 11 anos, atendido no NIDI.

No início, em maio de 2022, o projeto atendia 30 crianças. Atualmente, são 200 crianças que fazem o acompanhamento necessário para seu desenvolvimento. Dentre eles, fonoaudiologia, psicomotricidade e nutrição. Além disso, eles são inseridos nos esportes: natação, judô, karatê e futsal.

Bernardo Artur, de 7 anos, é atendido no Núcleo desde sua inauguração, onde faz todas suas terapias. “Meu filho desenvolveu demais depois que começou a vir para cá. Ele é uma criança mais sociável, falante e, com certeza, mais feliz”, relatou sua mãe, Flávia Costa.

Para a gestão é gratificante ver a evolução diária das crianças. “Os meninos e meninas daqui nos enchem de alegria. São relatos de superação e desenvolvimento diários”, contou o secretário de Esportes e Juventude de Olinda, Sérgio Santos.

Durante a festividade, também foi realizada a emissão da carteira de livre acesso e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).

About Redação

Veja também

Deputado Federal Clodoaldo Magalhães(PV) propõe política nacional inspirada na atuação da vereadora Rebecca Regnier(PSD) em Jaboatão

A luta em defesa da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhou repercussão nacional. O …