Quando se pensava que o Liverpool estava se acertando na temporada com suas três vitórias seguidas, os Reds perderam neste sábado para o último colocado da Premier League, o Nottingham Forest, por 1 a 0, pela 12ª rodada, em que o Manchester City derrotou o Brighton (3-1) com uma nova dobradinha de Erling Haaland.
Uma vitória teria colocado o Liverpool provisoriamente em quinto lugar no campeonato, a um ponto das eliminatórias da Liga dos Campeões, mas o time continua na sétima posição, com 16 pontos, enquanto o Nottingham Forest (9 pontos) cede a lanterna ao Leicester.
Sem poder contar com Thiago Alcântara, doente, e Darwin Núñez, Diogo Jota e Luis Díaz, lesionados, o Liverpool precisou improvisar e isso sem dúvida explica suas dificuldades.
“Chegamos com consistência, mas tivemos seis jogos com um elenco limitado, que também teve que enfrentar três jogos intensos. As coisas vieram assim e não podemos mudá-las, mas precisamos lutar contra essas circunstâncias”, disse Jurgen, técnico do Liverpool, depois do jogo.
Uma cabeçada de Virgil van Dijk na segunda trave acabou não gerando perigo de gol e nem encontrou Roberto Firmino, que estava sozinho na área (38). Em outro lance, Mohamed Salah tentou de primeira quando parecia ter espaço e tempo para controlar e finalizar (53).
Após chances de Cheikhou Kouyaté (19) e Jesse Lingard (31) no primeiro tempo, foi o nigeriano Taiwo Awoiyi quem abriu o placar no início do segundo tempo (55), após cobrar uma falta mal defendida pelos Reds.
Awoniyi passou seis anos como jogador do Liverpool sem disputar nenhum jogo, emendando períodos de empréstimo em clubes alemães, belgas e holandeses.
“Marcar contra o Liverpool é algo que nunca esquecerei. Sempre serei grato a esta equipe por me trazer aqui da Nigéria”, disse o atacante.
Antes de uma importante viagem a Amsterdã para enfrentar o Ajax pela Liga dos Campeões na quarta-feira, o Liverpool já perdeu mais jogos dos onze primeiros desta Premier do que em toda a temporada passada, quando o Manchester City ficou um ponto à frente na corrida pelo título.
– Haaland imparável –
O City retomou o caminho das vitórias ao derrotar o Brighton por 3 a 1, com dois novos gols do norueguês Haaland, que chega aos 22, ficando um ponto atrás do líder Arsenal, que viaja neste domingo para enfrentar o Southampton.
Primeiro ele recebeu uma bola longa do goleiro Ederson, dominou e superou o arqueiro adversário, que tinha saído mal, e marcou diante do gol vazio (22). O segundo veio de pênalti (43).
Com 17 gols em 11 jogos da Premier league, ele marcou os tentos de número 599 e 600 pelo City na era Pep Guardiola (239 jogos), um número que apenas o Manchester United de Alex Ferguson e o Arsenal de Arsène Wenger haviam superado com um único treinador.
Isso representa em média 2,5 gols por jogo, mas desde a chegada do norueguês, o City chega a 3,3 por partida.
O Brighton (8º) não se entregou e diminuiu por meio do belga Leandro Trossard (53) e criou boas chances de empatar, antes de Kevin de Bruyne, chutando de longe, garantir a vitória para os Citizens (75).
“Estou feliz com os três pontos porque foi uma partida difícil. parabéns aos meus jogadores, a quem eu disse ontem, sexta-feira, e no intervalo o quão complicado era este jogo”, disse Guardiola.
Em outra partida o Everton (11º) encerrou uma série de três derrotas consecutivas ao bater o Crystal Palace (12º) por 3 a 0.
— Jogos da 12ª rodada do campeonato inglês
– Sábado:
Nottingham – Liverpool 1 – 0
Everton – Crystal Palace 3 – 0
Manchester City – Brighton 3 – 1
Chelsea – Manchester United
– Domingo:
(10h00) Aston Villa – Brentford
Southampton – Arsenal
Wolverhampton – Leicester
Leeds – Fulham
(12h30) Tottenham – Newcastle
– Segunda-feira:
(16h00) West Ham – AFC Bournemouth
Veja também
Bundesliga Champions LeagueBayern de Munique, Freiburg e Borussia Dortmund vencem e colocam pressão sobre líder Union Berlin
Uefa paga indenização à Rússia por mudança na final da Champions League
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.