No domingo (26), foram realizadas várias atividades, no Boulevard da Avenida Rio Branco, para chamar a atenção da população para o tema. (Foto: Divulgação/PCR)
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi realizado na última terça-feira (21), mas as ações para sensibilizar a sociedade da importância de valorizar o potencial desse grupo de pessoas continuaram neste fim de semana. No domingo (26), das 14h às 17h, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Juventude sobre Drogas, realizou várias atividades para chamar a atenção da população para o tema. Quem passou pelo Boulevard da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, pôde conferir as apresentações.
Teve a participação da Academia da Cidade, do Maracarte – maracatu da instituição Integrarte, composto, em sua maioria, por pessoas com Síndrome de Down -, entidades de Síndrome de Down como Clube dos Girassóis, Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down(Aspad) e apresentação de passista de Frevo da APABB (instituição voltada à inclusão). Quem circulou pela área participou do Aulão de Zumba com a professora Priscilla Mesquita, que também tem síndrome de Down, prestigiou a apresentação de Amanda Lima, primeira bailarina com síndrome de Down do Norte e Nordeste, e recebeu informações sobre as entidades de síndrome de Down existentes na capital.
“Fechamos as atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down com a participação efetiva das pessoas com síndrome de Down, familiares, entidades representativas e a sociedade em geral, proporcionando um momento de cultura e lazer, além de uma roda de diálogo sobre as questões pertinentes às pessoas com síndrome de Down”, ressaltou Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife.