A Prefeitura do Ipojuca, numa parceria entre as secretarias de Cultura e de Saúde, realizou, nesse domingo (27), o evento “A minha identidade é um super poder, não um obstáculo”, em comemoração ao encerramento das celebrações da Semana da Consciência Negra. Realizada em Porto de Galinhas, a ação contou com orientações de saúde relacionadas à doenças prevalentes na população negra, aferição de pressão arterial, vacinação, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de orientações nutricionais. Na parte cultural, a programação contou com apresentações de maracatu, ciranda, dança de rua e declamação de poemas.
Para o secretário de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique, “o evento foi extremamente essencial para a vivência, referência e respeito à influência negra que o nosso município recebeu, tal como o nosso Estado e o Brasil, sendo um momento de provocar nas pessoas o respeito às diferenças, principalmente a diferença racial, sendo um papel fundamental enquanto gestão pública”, disse o gestor. Segundo o secretário, é dever da Secretaria valorizar essas pessoas de comunidades tradicionais, “que possuem manifestações de cultura popular que também precisam ser protegidas e fomentadas pelo poder público”, lembrou.
“Foi uma atividade de valorização da cultura de matriz africana e a autoestima da população negra, ambas impactadas pelo processo de racismo que acontece”, reforçou a diretora de Atenção Primária, Verônica Lopes.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca