Localizado em Santo Amaro, equipamento oferece serviços integrados para trabalhadores e empreendedores, com foco na qualificação, inovação e inclusão (Foto: Marlon Diego)
A Prefeitura do Recife inaugurou nesta terça-feira (25), no bairro de Santo Amaro, o Desenvolve Recife Centro, um inovador equipamento público concebido para atender tanto os trabalhadores que buscam oportunidades de emprego formal quanto os empreendedores que desejam iniciar ou expandir seus negócios. Situado no edifício onde anteriormente funcionava a Faculdade Fama, o Desenvolve Recife Centro, gerido pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife (STQP), oferece uma vasta gama de serviços integrados, com foco em qualificação, agilidade, inovação e inclusão. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito João Campos, que destacou a relevância do espaço para o desenvolvimento econômico da capital pernambucana.
“Na agência do Desenvolve Recife Centro, que fica no coração da cidade, esperamos gerar muitas oportunidades para quem quer uma vaga de trabalho formal, ter sua carteira assinada, ou para quem quer empreender. É um espaço para o empreendedorismo, para a formação profissional, para a qualificação e para as oportunidades de trabalho, reunindo conceitos modernos e espaços para gerar oportunidade para as pessoas. Aqui, temos área de qualificação, acesso à informação, assistência contábil, assistência de formação de currículo, tudo isso à disposição dos recifenses”, afirmou João Campos.
A secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves, também ressaltou a importância do equipamento para a cidade. “Esse é um espaço fundamental para o empreendedor de uma forma geral, o pequeno empreendedor e para o trabalhador. Pensamos em um espaço de aceleração para que essas pessoas possam ter a chance de desenvolver seus negócios ao lado de consultores e facilitadores renomados”, comentou Adynara.
Com uma infraestrutura moderna, o Desenvolve Recife Centro conta com diversos serviços para a população. A Agência de Emprego oferece desde o cadastro do trabalhador até a intermediação de mão de obra, facilitando a inserção e a reinserção de profissionais no mercado. Entre os serviços disponíveis estão recrutamento, seleção, orientação para seguro-desemprego e inscrições em cursos de qualificação. Este suporte é complementado por oficinas e palestras que visam capacitar ainda mais os trabalhadores.
Além disso, a Sala GO oferece suporte para quem deseja se preparar melhor para o mercado de trabalho, com serviços que vão desde a elaboração de currículos até apoio psicológico e um estúdio para produção de fotos profissionais.
A Sala do Empreendedor é um espaço onde microempreendedores individuais (MEIs) podem abrir e gerenciar suas empresas, recebendo suporte completo que inclui a atualização de cadastros, parcelamento de dívidas e orientação para acesso a linhas de crédito como o Cred Rápido da Prefeitura do Recife. O Sebrae, parceiro do Desenvolve Recife Centro, vai oferecer palestras e consultorias em diversas áreas.
A Sala de Podcast Recife Amostrado é uma iniciativa inovadora que vai destacar histórias inspiradoras de empreendedores locais, produzindo conteúdo de qualidade e promovendo o networking entre empresários. Este podcast é uma das primeiras iniciativas do gênero por uma gestão municipal no Brasil, com o objetivo de dar visibilidade e compartilhar as melhores práticas de empreendedorismo.
Outro destaque é o Cobogó Recife Café, uma aceleradora de negócios gastronômicos que selecionou oito empreendedoras para desenvolverem e aprimorarem seus produtos e serviços. O espaço, gerido em parceria com o Buffet Porto Fino e a Fecomércio, opera em esquema de rodízio, proporcionando às empreendedoras a oportunidade de vivenciar a gestão de um negócio real.
A barista Tatiana Brasil foi uma das contempladas pelo projeto Cobogó Recife Café. Interessada em fazer a gestão do seu próprio negócio, a autônoma foi uma das mulheres selecionadas para receber mentoria da Porto Fino e Fecomércio. Durante um ano, o grupo de mulheres passará por capacitação sobre como fazer atendimento ao público, customização e precificação de produtos, além de apresentação de cardápio. “A minha expectativa é a melhor possível, porque eu sempre sonhei em ter uma cafeteria, eu sempre sonhei em colocar um espaço pra trazer minhas amigas empreendedoras para trabalharem comigo. É uma oportunidade ímpar que garante uma boa visibilidade dos nossos produtos. Eu trabalho com café, a minha amiga trabalha com bolo, a outra amiga trabalha com pão e a gente, nessa união, consegue trazer o melhor produto para o cliente. Essa jornada ao lado de outras mulheres será incrível”, disse Tatiana.
Para os empregadores, o Desenvolve Recife Centro disponibiliza o serviço de Captação de Vagas, uma ferramenta que oferece o recrutamento e intermediação de mão de obra. As empresas podem cadastrar suas vagas e vão contar com um amplo banco de profissionais, com diferentes perfis e formações variadas. Além disso, os empregadores vão contar com uma sala específica para realizarem seus próprios processos de entrevistas e dinâmicas de seleção.
Já a Escola de Turismo do Recife é um hub de inovação e aprendizado e foi criada para fomentar a qualificação profissional no setor turístico, promovendo a colaboração entre o poder público, o mercado de trabalho e o setor acadêmico.
ARTE URBANA – O Programa Colorindo o Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação, está transformando os muros do Desenvolve Recife Centro em um grande mural de arte urbana que celebra a cultura popular sertaneja. Os artistas Alado Rufino e Dogão Barbosa estão à frente da criação das obras, que prestam uma homenagem à cultura popular nordestina e à literatura de cordel. A iniciativa, realizada no novo equipamento, que tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora e prestar serviços ao trabalhador autônomo, vem para destacar ainda mais a força e a resiliência do povo sertanejo, que, com muita luta, transforma sua realidade diariamente.
GERAÇÃO DE EMPREGOS – De janeiro de 2021 a abril deste ano, Recife registrou a criação de 86.365 empregos formais, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Este crescimento substancial contribui para o atual estoque de 548.920 trabalhadores ativos na cidade.