prefeitura-entrega-mais-uma-academia-recife,-agora-na-ufpe

Prefeitura entrega mais uma Academia Recife, agora na UFPE

Em mais uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Prefeitura do Recife, por meio da secretaria de Esportes, entregou mais um equipamento para que o público possa se exercitar com qualidade. Agora, o número de espaços do programa Academia Recife chega a 28 – 27 de musculação e um de cross training. O projeto funciona de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h; aos sábados, das 6h às 10h. O prefeito João Campos esteve presente na inauguração, nesta quinta (4), ao lado do reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

“Alunos, professores, quem trabalha ou mora aqui perto, estamos inaugurando uma Academia Recife dentro do campus. A Universidade preparou a área e a Prefeitura colocou os equipamentos, toda a estrutura necessária e, aqui, também teremos professores. Em um termo de compromisso assinado, garantimos que os alunos do curso de Educação Física possam participar das atividades e teremos produção científica aqui também. Então, além de ser um espaço voltado para a atividade física, teremos produção científica, vinculada ao Departamento de Educação Física, nessa 28ª Academia Recife, que fica dentro da Universidade”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, durante inauguração do novo equipamento.

Para o Reitor da UFPE, Alfredo Gomes, a parceria entre Universidade e Prefeitura é uma grande realização. “Ficamos muito contentes e estamos abertos a outras possibilidades de parceria. A academia vai beneficiar os estudantes, os professores, técnicos e a comunidade de maneira geral dos bairros da Várzea, Engenho do Meio, Iputinga, que vêm curtir o campus e fazer exercício. Agora, vamos ter um equipamento massa para melhorar, sobretudo, a qualidade de vida”, ressaltou o reitor. Janderson Barbosa, 25 anos, estudante do sétimo período de Ciências Biológicas da UFPE, foi um dos primeiros alunos matriculados na academia. “Eu moro aqui perto, nos arredores da UFPE, na Várzea. Eu gostei muito de ter uma academia aqui porque vai tornar a minha vida mais prática. Quando eu quiser vir, antes ou depois da aula, eu posso. Foi recomendado pelo médico que eu faça algum exercício físico, então, eu preciso ter esse esse tempo. A gente sabe o quanto é importante para manter uma qualidade de vida a realização de uma atividade física”, disse o estudante.

O programa Academia Recife quase dobrou o número de pessoas atendidas. O salto foi de aproximadamente 30 mil em anos anteriores para cerca de 50 mil no ano de 2023. A infraestrutura de cada uma das unidades espalhadas pela cidade possui cerca de 250m² de área, projetadas em aço inoxidável. As turmas são de 32 alunos, com aulas de 40 minutos. São 10 acompanhamentos nutricionais gratuitos por turno, realizados por um profissional com o auxílio de um estagiário da área.  

Todos os usuários das Academias Recife, atuais e aspirantes, agora fazem o agendamento de atividades direto no portal de serviços Conecta Recife ou através do link: https://bit.ly/agendaacademiarecife. Para agendar as atividades é preciso preencher as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, telefone de contato e telefone de emergência (com grau de parentesco do contato). Após isso, escolhe-se a unidade de preferência e o horário para a atividade. Além dos exercícios físicos, todas as unidades também possuem acompanhamento nutricional gratuito para os alunos. Já nas aulas para o público 60 , o programa oferece sessões de fortalecimento muscular e equilíbrio com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos.

Confira onde estão localizadas as outras 27 unidades: Água Fria, Avenida Boa Viagem, Barro, Bidu Krause, Bola na Rede (Guabiraba), Casa Amarela, Coque, Dois Unidos, Engenho do Meio, Guabiraba, Ibura, IPSEP, Iputinga, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá, Mustardinha, Parque da Jaqueira, Parque do Caiara, Parque Macaxeira, Parque Santana, Parque Santos Dumont, Praça do Hipódromo, San Martin, Santo Amaro, Torre, UR-7/Várzea e Várzea.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-lanca-edital-do-primeiro-concurso-publico-do-brasil-para-secretaria-da-mulher

Prefeitura do Recife lança edital do primeiro concurso público do Brasil para Secretaria da Mulher

Certame será em três etapas. Resultado final deve ser divulgado no dia 5 de novembro. …