Participantes foram capacitados para os cuidados primários de saúde e atenção social a pessoas idosas com alguma dependência. (Foto: Cortesia/PCR)
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas da Prefeitura do Recife, em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos da Terceira Idade (Ipeti), entregou, nesta terça-feira(24), certificados de formação a 21 profissionais que participaram da primeira turma do Curso de Orientação para Cuidadores, Familiares, Leigos e Trabalhadores Institucionais. O palco da formação foi o Memorial de Medicina de Pernambuco, que fica no bairro do Derby.
Silvania Cavalcante Ferreira, moradora da comunidade do Sítio dos Pintos, é uma das concluintes. “Realizar esse curso foi muito importante para mim e para minha família, pois tive a oportunidade de conhecer melhor a necessidade da pessoa idosa, recebi novas informações para cuidar da pessoa idosa e me sinto mais capacitada agora”, disse.
Ubiratan Cavalcante desenvolve um trabalho com artes e também participou da formação. “Já trabalho com pessoas idosas em teatro e em instituição de longa permanência para idosos, e uso a arte e a educação. Para mim foi interessante participar desse curso porque eu também estou num processo de envelhecimento e aprendi mais sobre o comportamento do idoso, o que vai me ajudar bastante no meu desenvolvimento profissional”, ressaltou.
O curso teve duração de 120 horas/aulas e abordou temas relativos aos cuidados primários de saúde e atenção social a pessoas idosas com alguma dependência. O conteúdo destacou,por exemplo, a Identificação de Necessidades, Cuidados Preventivos Primários, Problemas que demandam ajuda e orientação profissional, Atenção e implicações sociais e legais. O município pretende abrir novas turmas no próximo ano.