Iniciativa acontece nesta segunda (18/9), em Santo Amaro, com oficina de alimentação saudável, palestras e conversas com nutricionistas. Pessoas acima de 50 anos são mais suscetíveis a desenvolverem a doença
O câncer colorretal, ou de intestino, é um das neoplasias com mais incidência no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, somente em 2023, devem ser registrados 45 mil novos casos, ficando atrás apenas do de mama, nas mulheres, e do de próstata, nos homens, sendo a faixa etária acima de 50 anos a mais suscetível a desenvolver esse tipo de doença. Por isso, dentro da Semana de Prevenção ao Câncer de Intestino, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) preparou ações específicas para o público 50 , nesta segunda-feira (18/9), a partir das 9h, na Associação Comunitária de Ilha Santa Terezinha, em Santo Amaro.
Se as estatísticas relativas à incidência do câncer de intestino podem assustar, por outro lado, adotar um estilo de vida saudável vem a ser a melhor forma de evitar o seu desenvolvimento. A formação deste tipo de câncer envolve fatores genéticos e ambientais, como má alimentação e sedentarismo, e pode surgir a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino. “Manter uma alimentação rica em fibras, não fumar, praticar exercícios físicos regulares, manter o peso sob controle, evitar o uso de bebidas alcoólicas e o consumo de carnes processadas são hábitos que ajudam nesta prevenção”, informa a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Sesau, Marcela da Mata.
Na programação do dia 18/9, haverá uma oficina interativa de alimentação saudável, com receitas fáceis, dentro dos seus hábitos alimentares e cujos ingredientes sejam acessíveis. “Nossa proposta é que todos coloquem a mão na massa e tirem dúvidas, ao mesmo tempo em que absorvam informações sobre os benefícios de cada nutriente; que não é apenas maçã, e sim um probiótico que faz bem para a saúde, por exemplo. Até o modo de preparo e o horário de consumo podem fazer a diferença, e isso será mostrado a eles, sempre com foco na prevenção do câncer do trato intestinal”, explica a nutricionista da equipe multiprofissional do Distrito Sanitário I, que compreende Santo Amaro, Juciany Medeiros.
Antes da oficina, haverá palestra e roda de conversas com nutricionista e assistente social, quando serão abordados também a questão de sintomas, tratamentos e os direcionamentos na rede municipal de saúde. Ao todo, são esperados cerca de 30 idosos que já fazem parte de um grupo que se reúne semanalmente no local, há mais de 20 anos, desenvolvendo atividades sociais, de lazer e bem-estar, tendo a Sesau como parceira em muitas delas.
PREVENÇÃO – A Semana de Prevenção ao Câncer de Intestino vem sendo realizada pela Sesau desde 2020, quando foi instituída pela Prefeitura do Recife a Lei nº 18.748/2020. Desde então, a Secretaria Executiva de Atenção Básica, por meio da Coordenação de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, em conjunto com as coordenações do Programa Academia da Cidade e da Política Municipal de Alimentação e Nutrição, realizam uma série de ações para reforçar a importância da educação em saúde sobre o tema. Este ano, teve início no último dia 6/9 e as ações vêm sendo realizadas em praças, Upinhas e associações de moradores.
SERVIÇO :
Semana de Prevenção ao Câncer de Intestino
Local: Associação Comunitária de Santa Terezinha
Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 192, Santo Amaro
Hora: das 9h às 11h