prefeitura-do-recife-retoma-reunioes-da-camara-intersetorial-de-seguranca-alimentar-e-nutricional

Prefeitura do Recife retoma reuniões da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional

Objetivo da Caisan/Recife é garantir a intersetorialidade nas ações acerca do combate à fome. O comitê retorna com ampliação de sete para 19 representações . (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

Com o intuito de reforçar o comprometimento na luta contra a fome, a Prefeitura do Recife, retoma as reuniões da Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/Recife) com maior número de componentes, de sete para 19. A Caisan integra o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife e está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. A reunião de retorno da câmara intersetorial aconteceu nesta terça-feira (30), no Forte das Cinco Pontas.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participou desta primeira reunião e reforçou a importância do retorno do comitê. “A reestruturação da Caisan, e sua atuação, serão fundamentais para pensarmos em políticas públicas que, de fato, visem a segurança alimentar e nutricional da nossa população, especialmente daquela mais vulnerável. O esforço da Prefeitura do Recife de forma transversal, envolvendo todas as secretarias, demonstra como essa pauta é prioritária para a nossa gestão”,  afirmou Isabella.

Para Ana Rita Suassuna, um dos principais objetivos da Caisan, neste retorno, é assegurar a intersetorialidade das ações de combate à fome. “É muito importante a gente restabelecer a Caisan porque é dela que as políticas públicas de segurança alimentar do Recife vão ser estruturadas, sobretudo, o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Nas reuniões mensais, iremos dialogar sobre essa perspectiva e sobre as demais políticas públicas intersetoriais vinculadas a essa temática“, reforçou a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife. 

A Caisan é um órgão deliberativo, de caráter executivo, que tem como finalidade a promoção da intersetorialidade das políticas públicas, dos programas e das ações governamentais. As reuniões acontecerão mensalmente para articular atividades desenvolvidas entre os diversos setores municipais que visam garantir o Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada (DHANA), previsto na Constituição Federal.

Ao todo, fazem parte da Caisan/Recife 13 secretarias e seis órgãos municipais, totalizando 19 representantes. Além da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, também estão na Caisan/Recife a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria da Mulher, Secretaria de Esportes, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Saneamento, Secretaria de Governo, Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital,

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Segurança Cidadã, Conviva Mercados e Feiras, Emprel, URB, Emlurb, Procon e Guarda Municipal.

A reestruturação e ampliação da Caisan representa mais um passo nos esforços e compromissos da Prefeitura do Recife com a população na garantia do DHANA, resultando em uma grande aliança com foco nos grupos socialmente mais vulneráveis à insegurança alimentar e nutricional. O mais recente equipamento da rede municipal de segurança alimentar e nutricional é o Banco de Alimentos, inaugurado em abril de 2023. O Banco de Alimentos funciona no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, e recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …