prefeitura-do-recife-realiza-capacitacao-gratuita-com-mil-comerciantes-e-empresarios-da-orla-de-boa-viagem

Prefeitura do Recife realiza capacitação gratuita com mil comerciantes e empresários da orla de Boa Viagem

Conteúdo engloba boas práticas de atendimento ao cliente, ampliação de vendas, manipulação de alimentos e venda digital através do Whatsapp, entre outros tópicos. (Foto: Divulgação/PCR)

A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife (STQP) do Recife está realizando diversas oficinas de negócios para mil comerciantes que atuam na praia de Boa Viagem. A iniciativa é parte do projeto Orla Parque e tem como objetivo capacitar empreendedores para que elevem a qualidade dos seus produtos e serviços, aliados à gestão dos seus negócios, destinados aos turistas e consumidores locais. As aulas  acontecem em um empresarial no Bairro de Boa Viagem e contemplam os negociantes previamente cadastrados através de agentes de campo. Aqueles que não se inscreveram para receber as capacitações gratuitas ainda poderão fazê-lo via whatsapp (vide serviço). 

As oficinas são sobre gerenciamento de negócios, boas práticas de atendimento ao cliente, ampliação de vendas, manipulação de alimentos, venda digital através do Whatsapp e responsabilidades na vida dos empreendedores. A primeira etapa dessa ação foi a realização de um diagnóstico, feito por 17 agentes de negócios, que passaram a atuar ao longo da orla fazendo um levantamento do perfil dos comerciantes, com informações sobre renda, situação financeira e educacional. A coleta envolveu 2.500 comerciantes instalados entre o Hospital da Aeronáutica até Brasília Teimosa. 

Os agentes foram divididos em três áreas: Areia, que compreendeu os barraqueiros e ambulantes; Calçada, os quiosques; e Frente Mar, que reuniu Feira de Boa Viagem, hotéis, pousadas e pequenos comércios. Na segunda etapa, os agentes buscaram identificar as principais dificuldades para o negócio se desenvolver. Após a pesquisa, foi realizada uma  consultoria, na qual foi entregue um caderno sobre gestão e orientações para o acesso ao crédito. Os comerciantes atendidos pelos agentes, mas que ainda não se cadastraram nas oficinas, podem entrar em contato pelo WhatsApp 99981-4545 e enviar as seguintes informações: nome completo, CPF, telefone, curso, dia e horário.

Segundo a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, as ações de capacitação serão finalizadas com um workshop para 100 pessoas, envolvendo as lideranças dos empreendedores e trade turístico, para debater como a economia da orla e do turismo do Recife podem se desenvolver ainda mais. O empreendedor poderá participar gratuitamente, mas, para isso, deverá ter frequentado, pelo menos, duas oficinas. A ideia do workshop é que seja um momento de debate sobre o futuro da orla. 

As oficinas continuam nas próximas semanas quando serão abordados novos temas, como segurança, proteção e cuidados com o meio ambiente, boas práticas de atendimento, formalização de empresas MEI, boas práticas de gerenciamento da conta pessoal e do negócio, inglês básico, recebimento por cartão de crédito e Pix, vendas através do Ifood e precificação.

*Capacitação Gratuita para 1000 comerciantes da Orla*

*Oficinas em andamento* – gerenciamento de negócios, boas práticas de atendimento ao cliente, ampliação de vendas, manipulação de alimentos, venda digital através do Whatsapp e responsabilidades na vida dos empreendedores. 

*Próximas oficinas com inscrições ainda abertas para comerciantes previamente cadastrados* – segurança, proteção e cuidados com o meio ambiente, boas práticas de atendimento, formalização de empresas MEI, boas práticas de gerenciamento da conta pessoal e do negócio, inglês básico, recebimento por cartão de crédito e Pix, vendas através do Ifood e precificação

*Como se inscrever* – comerciantes atendidos pelos agentes, mas que ainda não se cadastraram nas oficinas, podem entrar em contato pelo WhatsApp 99981-4545 e enviar as seguintes informações: nome completo, CPF, telefone, curso, dia e horário.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …