prefeitura-do-recife-promove-estreia-do-projeto-ciranda-no-patio,-na-proxima-sexta

Prefeitura do Recife promove estreia do Projeto Ciranda no Pátio, na próxima sexta

No próximo dia 2, a partir das 17h30, três grupos de ciranda e a cantora Isadora Melo se apresentam na estreia do projeto Ciranda no Pátio, que retoma uma antiga tradição cultural do Pátio de São Pedro, onde o Recife se encontra há séculos com suas raízes culturais mais profundas. Programação terá periodicidade mensal. (Foto: Wesley D’Almeida/Arquivo PCR)


Sexta-feira (2) é dia de dar as mãos à nova e cada vez mais intensa programação cultural do Pátio de São Pedro. A partir das 17h30, o entorno histórico onde brotam as raízes mais profundas da cultura popular recifense receberá o projeto Ciranda no Pátio, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, reunindo grupos de ciranda da Região Metropolitana, para apresentações gratuitas e abertas ao público. 

A programação estreia caprichada e feminina, apresentando em cima do palco, montado no centro do Pátio de São Pedro, as cirandas da Mestra Elisete e da Rosa Vermelha do Recife, além de Mestre Bi e a Ciranda Bela Rosa. A cantora Isadora Melo também vai se apresentar, promovendo o encontro entre gerações, estéticas e referências culturais diferentes, que convergem na força plural e ancestral da música que emana do Recife.

A Ciranda no Pátio, que terá periodicidade mensal, resgata uma programação tradicional, oferecida nos idos de 1970, feita de dança e música, tecida na oralidade e repassada literalmente de mão em mão, em um de seus palcos historicamente mais cativos. A iniciativa faz parte de uma série de ações e programações, previstas para os próximos meses, que integrarão o projeto Cultura que Toca no Pátio, convidando recifenses e visitantes de volta ao local. 

“A retomada das atividades culturais como calendário no Pátio de São Pedro é mais um símbolo do retorno da Cultura às ruas após tantas restrições. E nada como voltar ao Pátio numa legítima ação de salvaguarda da brincadeira popular, que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano passado”, celebra a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem.

Para voltar a protagonizar o calendário cultural da cidade, o local tem sido alvo de intervenções públicas frequentes, ganhando desde reforço na iluminação, com direito a iluminação artística de alguns prédios, até requalificações nos espaços culturais, como a Casa do Carnaval, o Memorial Chico Science e o Memorial Luiz Gonzaga.

Domingo – Neste domingo (4), tem mais programação: a cultura popular volta a desfilar suas tradições no Pátio de São Pedro, com a apresentação de três agremiações, a partir das 14h, para embalar os frequentadores dos restaurantes e dos espaços culturais. Os domingos culturais no Pátio serão agenda fixa nos próximos meses, abrindo alas para atrações contempladas no Plano Recife AMA Carnaval.

About Redação

Veja também

Prefeitura do Recife engana moradores de Setúbal/Boa Viagem com “obra” inexistente

Trecho do Canal de Setúbal por traz da Escola Americana está se tornando nova Cracolândia …