prefeitura-do-recife-promove-escuta-publica-para-construir-plano-municipal-do-livro,-leitura,-literatura-e-biblioteca

Prefeitura do Recife promove escuta pública para construir Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca

Evento acontece amanhã (13), no Compaz Ariano Suassuna, reunindo representantes do poder público municipal e bibliotecários, escritores, editores, professores, livreiros, sebistas, produtores culturais ou coletivos e grupos envolvidos com a valorização da leitura e da literatura no Recife. (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR)

Para que nas próximas páginas da história da capital pernambucana, a cidadania e a leitura confirmem-se protagonistas mais íntimas e inseparáveis a cada parágrafo, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Cultura, Educação e Segurança Cidadã, promove uma escuta pública, nesta quinta-feira (13), no Compaz Ariano Suassuna, com o objetivo de reunir propostas, ideias e sonhos que servirão de base para a construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB). O acesso ao encontro, que joga sementes no caminho rumo ao fortalecimento do Recife como cidade leitora, será livre e gratuito.

O encontro pretende reunir mediadores de leitura, bibliotecários, escritores, editores, professores, livreiros, sebistas, produtores culturais ou coletivos e grupos envolvidos com a valorização da leitura e da literatura no Recife. A reunião terá ainda o objetivo de eleger dois representantes da sociedade civil, efetivamente envolvidos nas cadeias mediadora, produtiva e criativa da leitura, para ocupar as cadeiras que asseguram a participação popular no grupo de trabalho instituído pelo Plano Municipal, formado ainda por representantes da Prefeitura do Recife.

“O pensar e o fazer cultural se espalham em muitas frentes e linguagens. E ciclos, festivais, encontros e, principalmente, no cotidiano da cidade. Pensar junto cada ação nos permite enxergar caminhos, a partir de necessidades e possibilidades. Uma cidade criativa, tão cultural como o Recife é, precisa traçar seus destinos artísticos assim, reunindo ideias e propondo passos. É o que este debate fará, dando sequência a uma movimentação continuada, desenhando, ou melhor, escrevendo o que virá”, celebra o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

O Plano, em discussão na cidade de celebrada e eloquente vocação literária, está previsto na Lei Nº 17.600/2009, que estabelece a Política Municipal do Livro e de Incentivo à Cultura da Leitura, e no Decreto N° 35.746/2022, que implementa o programa Recife Cidade Leitora.

Legislação – A Lei Nº 17.600, sancionada em 2009, tem como objetos: a promoção da leitura e da escrita como meios principais de difusão da cultura e transmissão do conhecimento;  a democratização do acesso ao livro e à leitura; o estímulo à leitura como hábito familiar; e o fortalecimento da escola como espaço de formação de leitores. Nesta perspectiva, foi criado o programa Recife Cidade Leitora, com o objetivo de democratizar o acesso ao livro, fomentar e valorizar a leitura, a literatura e a cultura digital na nossa capital.

Serviço

Reunião ampliada para a construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB)

Data: 13/06/2024

Hora: 8h às 17h

Local: Compaz Ariano Suassuna (Av. General San Martin, 1208, Cordeiro)

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …