prefeitura-do-recife-promove-dia-d-para-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho

Prefeitura do Recife promove Dia D para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Na quarta-feira (8), será realizado o Dia D Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, no Compaz Dom Helder Câmara. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

A Prefeitura do Recife vai realizar mais uma ação em prol da equidade social. A próxima quarta-feira (8) será o Dia D Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. Das 8h às 13h, pessoas com deficiência poderão comparecer ao Compaz Dom Helder Câmara, no bairro Joana Bezerra, e conferir cerca de 200 ofertas de trabalho de empresas representantes de diversos segmentos. Cada cidadão terá contato direto com potenciais empregadores, quando poderão tirar dúvidas sobre as oportunidades e apresentar as suas qualificações. Os participantes também poderão usufruir de diversos serviços de saúde e bem-estar. Não é necessário realizar inscrição prévia.

“Esse é um ato importante para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Vai proporcionar o encontro das empresas e as pessoas com deficiência que estão na perspectiva de conseguirem um emprego, ingressarem no mercado de trabalho. A gente convida o público a participar do evento que vai acontecer das 8h às 13h no Compaz Dom Helder Câmara”, comentou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. “Nesse dia também, ofertaremos outros serviços. As pessoas vão aprender sobre como fazer um currículo, vão poder tirar documentos etc”, acrescentou ela.

As oportunidades são para auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, cuidador de idosos, copeiro, jardineiro, vigia, telefonista, auxiliar de farmácia, cozinheiro e muito mais. Algumas das empresas que terão equipes presentes no evento são Masterboi, Santa Casa de Misericórdia, Natto, Petrocal, Bar do Cus cuz e Novotel. 

Para quem quer cuidar da saúde, o Dia D Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho vai oferecer atualização de cartão vacinal; testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; orientação de saúde bucal; avaliação antropométrica; aferição de pressão arterial; avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC); orientação referente a arboviroses e distribuição de hipoclorito de sódio. E para o bem-estar dos presentes, terapias integrativas estarão disponíveis: massoterapia, auriculoterapia e ventosaterapia. 

Além disso, a Agência de Emprego do Recife vai disponibilizar uma equipe que conduzirá instruções referentes à Carteira de Trabalho Digital, atendimento para habilitação de seguro-desemprego e pré-seleção de candidatos PCDs a vagas de emprego. Quem precisar de auxílio para fazer cadastro na plataforma GO Recife poderá contar com a equipe. 

O Dia D Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho é uma realização da Gerência da Pessoa com Deficiência que faz parte da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas. Trata-se de uma parceria com as secretarias de Trabalho e Qualificação Profissional, Segurança Cidadã e Saúde do Recife.

LEI – A Lei nº 8.213/91 institui a reserva de cargos para pessoas com deficiência nas empresas, estabelecendo cotas que variam de acordo com o número total de funcionários da empresa.  A realização do Dia D poderá contribuir para inserção no mercado de trabalho de cerca de 11,1% dos habitantes do Recife, o equivalente a 182 mil pessoas, segundo dados do módulo Pessoa com Deficiência da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2022. As empresas terão a oportunidade de preencher as vagas reservadas com mão de obra qualificada.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-avanca-com-obra-de-contencao-de-encosta-na-cohab

Prefeitura do Recife avança com obra de contenção de encosta na Cohab

A Prefeitura do Recife está realizando mais uma obra de contenção de encosta no bairro …