Abertura da mostra acontecerá às 18h desta sexta-feira (11) e contará com projeções e live painting, além das apresentações de DJ Big com Cypher de Breaking e da Batalha da Escadaria, na Rua do Bom Jesus. (Foto: Uenni/PCR)
Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, celebrará os 50 anos do Movimento Hip Hop com a abertura da EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais, na Rua do Bom Jesus. A exposição exibirá cerca de 70 obras autorais de grafiteiros e grafiteiras da cena artística local, buscando homenagear e valorizar uma das manifestações mais emblemáticas do hip hop: o graffiti. Gratuita, a mostra permanecerá aberta ao público nos dias 12, 14, 15, 16 e 17 de agosto, na Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus, nº 227, Bairro do Recife.
O evento de abertura contará com projeções e live painting, onde artistas criarão suas obras ao vivo, além de apresentações culturais. A partir das 18h, o educador social, produtor cultural e curador de eventos DJ Big, que há 18 anos promove o Festival Jornada de MCs, fará o chão tremer com a energia dos b-boys e b-girls na Cypher de Breaking. Também estará presente a Batalha da Escadaria, que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife em 23 de maio deste ano, concedido por unanimidade na Câmara Municipal. A Batalha está marcada para iniciar às 20h e contará com a participação do DJ Charles e DJ Beto, além de dois juízes e dez MCs (mestres de cerimônias).
Também serão apresentados dois Projetos de Lei Ordinária, que já tramitam na Câmara Municipal do Recife: um para reconhecer o Movimento Hip Hop como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife e outro para instituir o Dia Municipal do Movimento Hip Hop, no dia 11 de Agosto. Os projetos são de autoria da vereadora Cida Pedrosa, por meio de uma articulação com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, e visam reconhecer e valorizar essa importante expressão da cultura popular, que amplifica as vozes da população negra e promove mudanças sociais em várias áreas periféricas, especialmente entre os jovens.
Como parte da EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais, o programa Colorindo o Recife também irá oferecer uma oficina de graffiti voltada para jovens a partir de 15 anos, que acontecerá no Compaz Dom Hélder Câmara, em Joana Bezerra. A artista Mila Barros ministrará a oficina nos dias 14, 15 e 16 de agosto, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas na recepção do Compaz Dom Hélder Câmara até o meio-dia do sábado (12).
“Esta exposição marca um momento significativo em nossa cidade, no qual estamos reconhecendo e celebrando os 50 anos de uma manifestação cultural, popular e, sobretudo, negra, que possui uma enorme importância na vida dos jovens das periferias. Esse movimento resgata a autoestima dos jovens e de suas comunidades, como também promove a cidadania e a cultura de paz levando conhecimento e informação. Observamos isso de perto por meio das oficinas de grafite do programa Colorindo o Recife, as quais realizamos nas periferias. Então, essa exposição vem para dar voz e somar, representando mais um espaço no qual grafiteiros e grafiteiras podem exibir seus trabalhos. Também estamos muito felizes com o encaminhamento de dois Projetos de Lei que buscam oficializar o reconhecimento e a importância do Movimento Hip Hop em nossa cidade”, enfatiza a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.
Com o propósito de democratizar ainda mais o acesso à arte e impulsionar o desenvolvimento social e artístico da cena recifense, o Leilão Pão e Tinta realizará, após o término da exposição, o famoso leilão online. A transmissão será feita através do canal da Palaffiti Produtora e Aceleradora Social no Youtube, no domingo, dia 20 de agosto, a partir das 15h, proporcionando a oportunidade para que interessados possam adquirir ou vender as obras de arte.
A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, em parceria com a Secretaria de Cultura, a Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Secretaria Executiva de Juventude. E conta com o apoio da Tintas Coral, Cimento Forte, Leilão Pão e Tinta, Galeria da Lama, Casa Colab, Criadouro e Umbral das Artes.