Secretaria de Saúde irá atuar antes e durante a folia de momo para garantir a comercialização adequada dos produtos. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)
Na maratona carnavalesca, a alimentação é fundamental para manter o frevo no pé e aproveitar todos os dias de folia. Mas, para evitar contaminação ou infecção alimentar, é preciso alguns cuidados na hora de escolher onde e o quê comer ou beber. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife reuniu orientações da Vigilância Sanitária (Visa) da cidade para os foliões ficarem atentos.
A higiene do local e a procedência dos alimentos vendidos devem estar entre os primeiros pontos observados, explica a gerente da Visa do Recife, Daniele Feitosa. “Opte por locais ou comidas que você conheça a procedência e que estejam com características próprias para o consumo, como, por exemplo, o odor, a aparência ou a consistência. Além disso, observar o prazo de validade dos produtos também é importante”, explica.
A temperatura e acondicionamento dos alimentos, para protegê-los de poeira, saliva e insetos, também são recomendações da Visa. O gelo deve conter selo sanitário e os molhos, ketchups e maioneses devem ser oferecidos obrigatoriamente em sachês. Embutidos, carnes, espetinhos e queijo coalho precisam ser mantidos sob refrigeração e apresentar o registro do órgão competente.
Já em relação às bebidas, o consumo de refrigerantes ou de ofertas populares como a conhecida “três é R$ 10”, para latas ou latões de cerveja, precisam de cuidado. Isso porque, antes de serem vendidos, esses produtos ficam armazenados em depósitos ou despensas e, nesse intervalo, podem ser infectados.
“Não é recomendado levar à boca uma lata, ou até mesmo uma garrafa, sem lavar, pois é um local em que pode haver o depósito de bactérias e fungos. Uma forma de minimizar, caso não seja possível lavar, é beber em um copo ou com um canudo. No entanto, a forma mais segura é higienizar as latas ou garrafas”, explica Danielle.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO CARNAVAL – A Vigilância Sanitária do Recife estará atuando antes mesmo da abertura oficial do Carnaval. Os inspetores sanitários vão promover uma capacitação, durante semana pré, sobre as boas práticas de manipulação de alimentos para os comerciantes formais e informais que atuarão nos polos carnavalescos. Essa formação será realizada para profissionais cadastrados pela Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife que irão trabalhar durante a folia.
Além disso, a Visa também inspecionará fábricas de gelo instaladas na capital pernambucana e intensificará as fiscalizações da rede hoteleira e serviços de buffet.
Durante os dias oficiais de Carnaval, de sexta (17) a terça-feira (21), um stand da Vigilância Sanitária será montado na Praça do Arsenal, no bairro do Recife, onde equipes do órgão receberão denúncias e orientarão a população e os comerciantes sobre o consumo e oferta de alimentos seguros. No sábado de Zé Pereira, as inspeções serão realizadas em camarotes e postos médicos montados para o Galo da Madrugada, além de estabelecimentos de comércio formal e informal de alimentos.
OUVIDORIA – A população também pode colaborar com o trabalho da Vigilância Sanitária, em caso de denúncia de possíveis práticas irregulares, através da Ouvidoria do SUS pelo telefone 0800 281 1520, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.
Durante o Carnaval, a Ouvidoria do SUS vai registrar reclamações e denúncias relacionadas às questões de interesse à saúde a partir do sábado (18), até a Quarta-feira de Cinzas (22), das 7h às 19h.