prefeitura-do-recife-organiza-mutirao-de-doacao-de-sangue

Prefeitura do Recife organiza mutirão de doação de sangue

A sede da Prefeitura do Recife, no bairro do Recife, será palco de um mutirão de doação de sangue nesta terça-feira (14). A coleta ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 15h30. Sob o lema “O seu sangue pode salvar vidas”, a iniciativa objetiva estimular uma maior participação de servidores e da população em geral. A campanha é coordenada pelo gabinete da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).

“Doar sangue é um ato de compartilhar a vida. É um ato simples, que pode fazer a diferença na vida das pessoas. Uma única doação pode salvar até quatro vidas e todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. Esperamos que esta campanha reforce o estoque do banco de sangue da Fundação”, afirmou a vice-prefeita Isabella de Roldão.

Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, estar em bom estado de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Recomenda-se ainda que o voluntário tenha dormido por, no mínimo, seis horas e que não esteja em jejum na hora da coleta nem tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Também deve-se evitar fumar e comer alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.

Em cada procedimento, são coletados cerca de 450 ml de sangue. Os materiais são estéreis, descartáveis e apirogênicos (não causam febre). Antes da coleta, há uma consulta com o voluntário, em que são avaliadas as condições clínicas.  Para tirar outras dúvidas, os interessados devem ligar, gratuitamente, para o número 0800 081 1535.

Algumas situações em que não se deve doar sangue:

-Síndromes gripais (aguardar 15 dias, após término dos sintomas);

-Amamentação: se o parto ocorreu a menos de 12 meses;

-Tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;

-Endoscopia nos últimos seis meses;

-Covid-19, após 15 dias sem sintomas;

-Situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue previstas pela legislação vigente;

-Hepatite após os 11 anos de idade;

-Evidências clínicas ou laboratoriais das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (Sífilis, Hepatite B/C, virus HIV, HTLV I/II, Doenças de Chagas)

-Diabetes, se usou insulina pelo menos uma vez;

-Conduzir ônibus, caminhão ou trem, pilotar avião, operar maquinário de alto risco, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho nas 24 horas;

-Estar conduzindo bicicleta.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-divulga-lista-com-artesas-classificadas-na-segunda-fase-para-participarem-da-fenearte

Prefeitura do Recife divulga lista com artesãs classificadas na segunda fase para participarem da Fenearte

O resultado final será divulgado no dia 28 de maio  A Secretaria da Mulher divulgou …