Com oficinas, serviços de saúde, exibição de filmes e a tradicional Feira da Mulher Negra Empreendedora, programação será realizada no Paço do Frevo, entre os próximos dias 27 e 28 de julho (Foto: Diego Nigro/PCR)
Pautando o debate cultural, social e de gênero para assegurar diversidade, respeito e reparação histórica, o Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha será celebrado entre os próximos dias 27 e 28 de julho no Recife com oficinas, exibição de filmes e a Feira da Mulher Negra Empreendedora. Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, da Saúde, Direitos Humanos da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação acontecerá no Paço do Frevo, localizado na Rua da Guia, no bairro do Recife e o acesso às atividades será gratuito aos interessados que se identificarem na portaria. A ação convida a cidade a intensificar o enfrentamento ao racismo, à violência e à vulnerabilidade sociopolítico e econômica da mulher negra, no museu dedicado a um dos primeiros e mais importantes símbolos de resistência cultural produzidos pelo Brasil a partir das referências de matriz africana: o frevo.
A programação já começa intensa nesta quinta-feira (27). Das 10h às 12h, vai ser realizada oficina de turbante. Das 12h às 13h, a artista Lia Letícia apresenta a performance “Doce Vintém”, convidando o público a degustar recordações gastronômicas, temperadas com açúcar e com afeto. Das 14h às 15h, acontece a exibição do curta metragem “Aláfia: revoluções feministas negras”, seguida de debate com o Coletivo Filhas do Vento, grupo formado mulheres negras da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata de Pernambuco, que tem, desde 2016, atuado no enfrentamento às desigualdades de gênero e raça.
Ainda no Paço do Frevo, às 16h, a Orquestra Só Mulheres, liderada pela maestrina Lourdinha Nóbrega, espalhará seus acordes femininos para embalar o evento. Durante toda a tarde, as mulheres terão ainda à disposição práticas integrativas e complementares de saúde, além de aferição de pressão, testes rápidos (ISTs) e aconselhamento, no local.
Na sexta-feira (28), a programação continua, enchendo o Paço do Frevo de serviços e convites à reflexão e fruição cultural. A manhã começa com diversificados atendimentos de saúde, das 10h às 12h. Também a partir das 10h, acontece a oficina “Decolonialidade: O corpo ancestral na cena”, com Naná Sodré, que conduzirá os participantes por exercícios ancestrais, baseados nos movimentos dos orixás do Candomblé e guias da Umbanda, para trabalhar seus estados energéticos.
Às 13h, começa a Feira da Mulher Negra Empreendedora, que vai encher os tabuleiros do evento de opções de produtos feitos por comerciantes negras, para todas as necessidades e gostos. A feira só acaba às 17h. A programação segue a partir das 13h30, com a roda de conversa “A dança que Recife produz e suas conexões com o dia da Mulher Negra latino-americana e caribenha”. O debate propõe reunir dançarinas pretas num diálogo sobre suas lidas e seus corpos, a partir da perspectiva de gênero e raça, além de produzir outras reflexões sobre a dança. Às 16h, uma apresentação musical de Negadeza encerra as comemorações, celebrando a cultura de matriz africana, que ajudou a fundar a identidade brasileira.
Também no dia 28, no Paço do Frevo, será realizada, das 13h às 16h, a Formação “Direitos Humanos e Assistência social no combate ao racismo”, cujo objetivo é formar profissionais da Assistência Social para acolhimento a pessoas vítimas de racismo no município do Recife, além de formar multiplicadoras/es sobre a temática do racismo. A formação será facilitada por técnicas do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.
PROGRAMAÇÃO
Dia da Mulher Negra, Latino Americana e caribenha
OBS: O acesso às atividades será gratuito aos interessados que se identificarem na portaria.
Dia 27 de julho (quinta-feira)
Oficina de Turbantes
Horário: 10h às 12h
Local: Paço do Frevo
Endereço: Rua da Guia, bairro do Recife
Performance Doce Vintém
A artista Lia Letícia e as doceiras propõem dividir o bolo “Doce Vintém”, enquanto instigam o público para o compartilhamento de lembranças de momentos em que o alimento foi essencial na sua vida.
Horário: 12h às 13h
Local: Paço do Frevo
Exibição do curta metragem Aláfia: revoluções feministas negras Horário: Horário: 14h às 15h
Local: Paço do Frevo
Apresentação com Participação Especial Orquestra Só Mulheres
Horário: 16h às 17h
Local: Paço do Frevo
Secretaria de Saúde e os cuidados com a saúde da mulher negra latino americana e caribenha
Horário: 14h às 17h
Local: Paço do Frevo
Dia 28 de julho (sexta-feira)
Oficina Decolonialidade: O corpo ancestral na cena
Horário: 10h às 12h30min
Local: Paço do Frevo
Secretaria de Saúde e os cuidados com a saúde da mulher negra latino americana e caribenha
Horário: 10 às 12h
Local: Paço do Frevo
Roda de Conversa: A dança que Recife produz e suas conexões com o dia da Mulher Negra latino-americana e caribenha
Horário: 13h30min às 15h30min
Local: Paço do Frevo
Formação Direitos Humanos e Assistência social no combate ao racismo
Horário: 13h às 16h
Local: Paço do Frevo
Apresentação Musical com Negadeza
Horário: 16h às 17h
Local: Paço do Frevo
Feira da Mulher Negra Empreendedora
Horário: 13h às 17h
Local: Praça do Arsenal