A ação é voltada para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das Campanhas e que ainda não receberam os imunizantes. (Foto: Ikamahã/ Secretaria de Saúde do Recife)
As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das Campanhas Nacionais de Vacinação contra gripe e sarampo e que ainda não receberam os imunizantes terão uma oportunidade a mais neste fim de semana. Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da cidade, no sábado (28) e no domingo (29), a Prefeitura do Recife vai levar as vacinas para shoppings, parques e zoológico da capital.
No sábado (28), os profissionais da Secretaria de Saúde municipal vão estar, das 9h às 19h, nos shoppings Recife, em Boa Viagem, e Tacaruna, em Santo Amaro, e, das 8h às 18h, nos parques Dona Lindu, em Boa Viagem, e Jaqueira, no bairro de mesmo nome. Já no domingo, das 8h às 18h, será a vez do Sítio Trindade, em Casa Amarela e, das 9h às 16h, do Parque Estadual Dois Irmãos (Zoológico), no bairro de mesmo nome. Já das 10h às 21h, a vacinação acontece no shopping RioMar, e das 12 às 21h, no shopping Plaza, em Casa Forte.
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde e os professores, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. Já as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar laudos médicos que comprovem a condição.
Até o momento, foram aplicadas 49.607 doses de vacina contra o sarampo na cidade – o que representa uma cobertura vacinal de 27,62%. Para esta campanha, cujo público-alvo são os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos, a população estimada pelo Ministério da Saúde é de 179.565 pessoas.
Em relação à campanha de vacinação contra influenza, a Secretaria de Saúde aplicou 152.031 doses – o que representa um total de 31,7% de cobertura vacinal. Para esta campanha, 621.837 pessoas são o público alvo. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, dos idosos e trabalhadores da saúde, desde o começo de maio também passaram a poder receber a vacina contra gripe os seguintes grupos: gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada e pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Você precisa fazer login para comentar.