prefeitura-do-recife-leva-mutirao-de-arboviroses-para-os-bairros-de-apipucos,-cohab-e-ibura,-neste-fim-de-semana

Prefeitura do Recife leva mutirão de arboviroses para os bairros de Apipucos, Cohab e Ibura, neste fim de semana

Agentes de saúde ambiental da Secretaria de Saúde vão inspecionar cerca de dois mil imóveis para verificar a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

Nestes sábado (26) e domingo (27), das 8h às 13h, a Prefeitura do Recife leva o mutirão de arboviroses para os bairros de Apipucos, na Zona Norte da cidade, Cohab e  Ibura, na Zona Sul. Durante o fim de semana, agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do município vão inspecionar, ao todo, mais de dois mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos para identificar e tratar a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de passar orientações para a população. 

No sábado, os profissionais de Vigilância Ambiental farão mil visitas, sendo 500 em Apipucos e 500 na Cohab. Já no domingo, serão outras mil, sendo divididas entre Apipucos e Ibura. Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. 

Nas abordagens, os asaces também farão um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências. 

Os asaces ainda visitarão 15 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses espaços, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida. 

As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. 

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.

About Redação

Veja também

Prefeitura do Recife divulga programação do Carnaval 2025 no Marco Zero

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Prefeitura do Recife anunciou a programação oficial …