prefeitura-do-recife-lanca-projeto-“qualifica-atencao-basica”-com-foco-nos-usuarios-e-servidores

Prefeitura do Recife lança projeto “Qualifica Atenção Básica” com foco nos usuários e servidores

Iniciativa mapeou principais fragilidades da rede e suas respectivas causas para traçar estratégias de melhoria. (Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife)


Após anunciar, na manhã desta terça-feira (9), o “Recife Cuida”, investimento de quase R$ 400 milhões na reestruturação da Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura do Recife lançou, na tarde de hoje, um projeto focado na valorização dos servidores e nos serviços oferecidos pela Atenção Básica aos recifenses. Com o “Qualifica Atenção Básica”, será possível implementar ações conjuntas e de apoio mútuo para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde do município. O lançamento aconteceu no Auditório Capiba, no edifício-sede da Prefeitura do Recife.

A iniciativa, que está sendo realizada em uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Recife e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), está estruturada em três propostas de trabalho que foram elaboradas a partir do mapeamento dos principais problemas da rede e suas respectivas causas. 

“O Qualifica Atenção Básica surgiu a partir de interpretações da própria Rede Municipal de Saúde. Fizemos várias oficinas envolvendo gestores e trabalhadores e, a partir disso, conseguimos ouvir e mapear as principais fragilidades enfrentadas no âmbito da atenção primária à saúde. Em seguida, junto com as pessoas que estão na ponta e com a gestão, pudemos criar os projetos que fazem parte do programa”, explica a secretária executiva de Atenção Básica do Recife, Juliana Martins.

A primeira proposta é o Recife Reconhece: um conjunto de estratégias para cuidar dos profissionais de saúde e valorizar as boas práticas na saúde. A primeira iniciativa deste grupo de trabalho foi o lançamento do edital “Recife Reconhece – I Exposição Integrada de Boas Práticas na Atenção Básica à Saúde” para promover o intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de experiências inovadoras entre profissionais da Rede Municipal de Saúde. 

Já a Recife Monitora visa estabelecer um sistema de qualidade em saúde que facilita a gestão por resultados no nível de cada unidade da Atenção Básica, com o intuito de certificá-las em diferentes níveis. Esse modelo terá como base três eixos principais: autoavaliação de equipes de saúde; análise da satisfação do usuário e avaliação do desempenho das equipes. Dessa forma, será possível fortalecer os serviços oferecidos de maneira humanizada e eficaz.

Completando as propostas, a terceira delas é o Recife Experimenta, que visa implementar inovações assistenciais e de gestão co-criadas com a rede e voltadas para solucionar os desafios identificados na Atenção Básica. Inicialmente, serão trabalhadas algumas iniciativas em 16 unidades de saúde piloto envolvidas no projeto. São elas: facilitação do acesso – que vai mapear os processos de atendimento para poder torná-los mais ágeis e humanizados; cadastro com vínculo – desburocratizando o cadastro de novos usuários em um processo de formação de vínculo entre a equipe de saúde e a população; e matriz formativa – capacitando e estimulando práticas de excelência na condução de processos e integração com a equipe.

“Esse é um trabalho de equipe e os resultados só surgem quando sentimos que estamos todos juntos, focados no principal objetivo, que é melhorar a saúde prestada aos recifenses, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). E, hoje, a gente já lança o Qualifica Atenção Básica com muita coisa feita, reforçando o nosso compromisso em tirar tudo isso do papel”, destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 

Durante o lançamento do programa, quatro trabalhos que participaram do “Recife Reconhece – I Exposição Integrada de Boas Práticas na Atenção Básica à Saúde” foram premiados. São eles: “Experiência da USF UR-3 com o Acesso Avançado”, da médica Damartine Naiane Barbosa Silva; “Inserção de DIU em Unidade Básica de Saúde: dificuldades e potencialidades”, do médico Magno José Oliveira Lima Cabral; “Experiência da USF UR-3 com o atendimento remoto via Whatsapp e telefone durante a pandemia”, da médica Claudia de Aguiar Maia Gomes; e “Tenda do Cuidado: promoção com Práticas Integrativas para profissionais da saúde durante a pandemia”, da agente comunitária de saúde (ACS) Maria Alice Bulhões de Farias.









About Redação

Veja também

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

(Conforme disposto no Art. 29, alínea “b”, do Estatuto Social) O Presidente, em caráter provisório, …