Em um mundo onde a população envelhece cada vez mais, é fundamental que as políticas públicas estejam focadas em garantir a dignidade e os direitos das pessoas com 60 anos ou mais. Nesse sentido, o Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), que completa 20 anos em 2023, é um elemento crucial para a proteção desses cidadãos. E para celebrar essa data tão importante, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos, através da Gerência da Pessoa Idosa (GPI), lança, nesta quarta-feira (17), o projeto itinerante “Estatuto da Pessoa Idosa: 20 anos depois”. O evento acontece às 8h30, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista.
“Durante todo o ano, a Gerência da Pessoa Idosa pretende levar a diversos espaços o significado do Estatuto da Pessoa Idosa, através de seminários e rodas de diálogo, disseminando o conhecimento, debatendo e tirando dúvidas com o objetivo da promoção e garantia dos direitos desse público”, explica a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros.
O seminário “Estatuto da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios” será o primeiro de uma série de encontros que a Secretaria Executiva de Direitos Humanos pretende promover em vários locais da cidade para discutir o assunto. No evento, serão discutidos os avanços e os desafios na garantia e na promoção dos direitos da pessoa idosa a partir deste dispositivo legal. As inscrições serão feitas na quarta-feira, no bloco G da Unicap, localizado no primeiro andar.
A primeira palestra, “Avanços e Desafios na Garantia e na Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa a partir do Estatuto” será realizada pelo presidente da Comissão do Idoso da OAB PE e membro da Coordenação Colegiada do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR), José Maria Silva. Na ocasião, serão discutidos temas como a conscientização da sociedade para a proteção dos direitos das pessoas idosas e a necessidade de uma legislação mais efetiva.
Em seguida, vai acontecer a palestra “Avanços e Desafios das Políticas Públicas para a Pessoa Idosa nos últimos 20 anos”, ministrada pela coordenadora-geral do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Idoso (NAISCI) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva. Na apresentação, será apresentado o panorama das políticas públicas implementadas para a pessoa idosa nos últimos 20 anos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
8h30: Credenciamento
9h: Saudações de abertura com lançamento do Projeto “Estatuto da Pessoa Idosa: 20 anos depois”
Universidade Católica de Pernambuco;
Prefeitura do Recife – Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas;
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife – COMDIR.
9h30: Início das Palestras:
“Avanços e Desafios na Garantia e na Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa a partir do Estatuto” – Prof. José Maria Silva – Presidente da Comissão do Idoso da OAB PE e membro da Coordenação Colegiada do COMDIR.
“Avanços e Desafios das Políticas Públicas para a Pessoa Idosa nos últimos 20 anos” – Dra. Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva – Coordenadora-Geral do NAISCI do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
10h30: Debate e questionamentos
11h: Coffee break de encerramento
SERVIÇO:
Seminário “Estatuto da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios”
Dia: 17 de maio de 2023
Local: Universidade Católica de Pernambuco- : Auditório G1 – Bloco G – 1º Andar
Horário: 8h30 às 11h30