Intervenções na Ponte 12 de Setembro (Ponte Giratória) foram retomadas após finalização de nova licitação; já na Ponte de Joana Bezerra, as obras deverão iniciar em novembro (Foto: Wagner Ramos)
A Prefeitura do Recife está investindo mais de R$ 160 milhões em obras de recuperação estrutural e construção de novas pontes e pontilhões em diversas áreas da cidade. O montante inclui os serviços de recuperação das pontes Princesa Isabel, Joaquim Cardozo, Joana Bezerra e 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória; a implantação de um novo pontilhão cruzando a Avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rua Amélia; e a construção das pontes Júlia Santiago, do Rio Morno e do Arruda, totalizando oito equipamentos imprescindíveis para otimizar a mobilidade do Recife.
As intervenções de requalificação estrutural da Ponte Princesa Isabel têm conclusão prevista para novembro deste ano, com investimento de cerca de R$ 10 milhões. A Ponte Joaquim Cardozo teve início neste ano, com investimento de R$ 7 milhões. No caso da Ponte de Joana Bezerra, o processo licitatório já foi concluído e as obras deverão iniciar no próximo mês, com um investimento aproximado de R$ 17 milhões.Também em novembro, deverá ser entregue o pontilhão da Rua Amélia, na Avenida Agamenon Magalhães, que conta com um investimento de cerca de R$ 3 milhões; a obra é feita numa parceria entre o Shopping Tacaruna, que paga e executa o pontilhão em concreto, e a Prefeitura do Recife, responsável pela pavimentação, iluminação, paisagismo, passeios e sinalização.
A recuperação da Ponte Giratória, que liga os bairros de São José e do Recife, entrou em nova fase. Após a conclusão do último processo licitatório, as obras foram retomadas no dia 30 de setembro e contam com prazo de 18 meses para o término, quando o equipamento será liberado tanto para pedestres quanto para veículos. O valor licitado é de R$ 14,3 milhões. Os serviços que estão sendo executados na ponte contemplam o reforço do tabuleiro interno, incluindo as faces laterais das vigas longarinas, como também a execução de um sistema de protensão externa dessas vigas, tanto na face inferior quanto na face superior do tabuleiro.
“O objetivo da protensão externa é aumentar a capacidade de carga da estrutura, redistribuir esforços e reduzir as tensões nas áreas comprometidas, prolongando assim a vida útil da ponte e assegurando seu desempenho estrutural conforme as normas vigentes”, explica a secretária municipal de Infraestrutura e presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Marília Dantas. Devido ao serviço, será necessário manter a interdição total da ponte, que será liberada após a conclusão dos serviços.
CARACTERÍSTICAS – A Ponte Giratória tem uma extensão total de 195,25m com cinco vãos, três deles centrais que medem 41,45m, 43,35m e 41,45m, e vãos de 34m nas extremidades. É formada por um tabuleiro único, contínuo, com seção transversal tipo caixão ao longo de toda a sua extensão, possui transversinas e altura variável em cada apoio. Transversalmente, a ponte tem uma largura total de 22m, ambos os lados contemplam um passeio de pedestres de 3m no lado norte e 2m no lado sul, duas faixas de rolamento em torno de 4,0m e guarda rodas de 0,23m em cada passeio.
PONTE JÚLIA SANTIAGO – As obras da ponte Júlia Santiago, que vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira cruzando o Rio Tejipió, agilizando o fluxo entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes, foram iniciadas em outubro do ano passado e devem ser finalizadas em 2026. Com uma extensão total de 2,3 quilômetros e 335 metros de comprimento, esta será a maior ponte construída na capital pernambucana nos últimos 40 anos. Os trabalhos incluem ainda o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza. As obras estão sendo executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e contam com um investimento de R$ 91 milhões, com recursos de financiamento da Caixa/FGTS e contrapartida municipal de 25%.
ARRUDA – A Prefeitura do Recife executa também as obras da Ponte do Arruda, mais uma importante intervenção para a mobilidade e a urbanização da Bacia do Rio Beberibe, na Zona Norte. O equipamento, que cruzará o canal de mesmo nome na altura de sua confluência com o Rio Beberibe, estabelecerá novas conexões viárias entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe, como parte de uma via radial que criará um novo acesso entre a região e a BR-101. O investimento é de R$ 13,8 milhões, oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.
RIO MORNO – Na mesma região, a Prefeitura do Recife acelera as obras da ponte do Rio Morno, na nova avenida marginal do Rio Beberibe, para ligar os bairros de Beberibe e Dois Unidos, também como parte da via radial. Com investimentos na ordem de R$ 5,3 milhões, a ponte está sendo construída em concreto armado, com extensão de 30m e largura de 14m, tendo duas faixas de rolamento, ciclovia e passeios. Ela cruza o Rio Morno na altura da confluência com o Rio Beberibe, utilizando o antigo terreno do CT do Santa Cruz, desapropriado parcialmente para possibilitar a realização das obras.
PONTE ENGENHEIRO JAIME GUSMÃO – Além disso tudo, em agosto deste ano a Prefeitura do Recife entregou à população a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que liga os bairros da Iputinga e do Monteiro, cruzando o Rio Capibaribe. O equipamento desempenha um papel fundamental ao criar uma nova rota conectando as zonas Norte e Oeste da cidade, beneficiando, diariamente, cerca de 60 mil pessoas, entre ciclistas, pedestres, usuários do transporte público e motoristas. Com 170 metros de extensão, 20 metros de largura e 12 metros de altura, o equipamento possui quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, além de calçadas e ciclovia.