Teatro, inaugurado em 1987, será alvo de reparos pelos próximos 60 dias, devendo reabrir as portas para montagens cênicas e públicos diversos no próximo mês de outubro (Foto: Marcos Pastich/Arquivo PCR)
Uma das primeiras políticas públicas culturais anunciadas pela atual gestão municipal, o MOVE Cultura – Movimento de Valorização dos Espaços Culturais chega agora ao Teatro Hermilo Borba Filho. O espaço terá suas atividades temporariamente suspensas, por um período de até 60 dias, para a realização da manutenção predial. Está prevista a retomada normal da programação no próximo mês de outubro.
O espaço cultural, que compõe o Centro Cultural Apolo/Hermilo, conjugado ao Apolo, mais antigo teatro da cidade, foi inaugurado em 1987. A princípio chamado de Centro Experimental Teatro Apolo, surgiu a partir da transformação de dois armazéns em espaço cênico.
Em 1988, passa a se chamar Teatro Hermilo Borba Filho, em homenagem ao dramaturgo pernambucano. Equipamento cênico de rara flexibilidade, possui arquibancadas ajustáveis para diversas formatações diferentes, com capacidade máxima de 150 pessoas.
MOVE Cultura – Lançado em 2020, o MOVE Cultura já começou com duas frentes de trabalho. À época, a gestão municipal anunciou que a Casa do Carnaval seria reaberta, no Pátio de São Pedro, após as intervenções de revitalização, assim como também seria realizada a requalificação da Escola de Frevo do Recife.
Os dois equipamentos seguem em pleno funcionamento e, na sequência, vários outros também reabriram as portas no Pátio, a exemplo da Casa do Carnaval, após melhorias: Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga, Museu de Arte Popular e Casa do Conselho.
Política continuada de preservação predial dos espaços culturais, o MOVE se dedica a garantir que museus, teatros, galerias e demais equipamentos culturais geridos pelo poder público municipal se confirmem espaços de fomento, salvaguarda e experimentação da cultura cada vez mais atuantes e fortalecidos em suas instalações, propostas e provocações ao público.