Equipamento será um espaço para trabalhar a conscientização e sensibilização ambiental de maneira lúdica e contínua
Com o olhar voltado para a educação ambiental, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), entregou, na tarde deste sábado (23), o Econúcleo da Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, zona sul da cidade. A obra, no valor de R$91.535,00, durou três meses e será um espaço dedicado a incentivar a preservação da natureza. O local, de 36,40 m², conta com dois banheiros, sendo um acessível, ampla sala e depósito de materiais e equipamentos que darão suporte às atividades desenvolvidas para a comunidade.
“O mundo está registrando temperaturas cada vez mais altas, mais fenômenos climáticos extremos. E é papel de todos nós, governo e sociedade civil, atuarmos para construir um mundo melhor e com respeito à natureza. Por isso que a gente está aqui, na Lagoa do Araçá, inaugurando o mais novo Econúcleo da cidade. Uma ação de meio ambiente e de educação ambiental”, pontuou o prefeito João Campos durante a inauguração.
O novo Econúcleo se soma ao Espaço Literário Lagoa do Araçá que também foi requalificado. O espaço recebeu um ecoponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, o pergolado existente recebeu uma cobertura, além de ganhar um novo paisagismo e novas geladeiras literárias foram disponibilizadas para a comunidade.
O Econúcleo da Lagoa do Araçá, assim como os do Parque da Jaqueira e do Jardim Botânico do Recife (JBR), será um espaço para trabalhar a conscientização e sensibilização ambiental de maneira lúdica e contínua, investindo em atividades que promovam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade desde a primeira infância.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Oscar Barreto, enfatizou que a ação é parte de um esforço contínuo da Secretaria de envolver a comunidade em práticas sustentáveis. “A iniciativa tem o propósito de cuidar do meio ambiente, incentivando a sensibilização ambiental através da educação. O Econúcleo será mais um ambiente educador capaz de integrar a comunidade com a natureza, para que juntos a gente possa construir uma sociedade mais equilibrada, justa, solidária e ambientalmente sustentável”, disse o secretário.
Durante o ato de entrega ainda aconteceu o plantio simbólico de seis mudas de árvores de Araçá (Psidium guineense), espécie que deu nome à localidade. Além disso, os presentes também puderam conferir a exposição “História da luta para salvar e urbanizar a Lagoa do Araçá”, que conta a trajetória e a importância da mobilização social para a conservação e proteção do local. Paralelo a essa iniciativa, o Grupo de Ação e Proteção da Lagoa do Araçá organizou diversas atividades em alusão ao Dia da Água, celebrado na última sexta-feira (22).
Você precisa fazer login para comentar.