Com 2,2 quilômetros de extensão, rota ciclável vai reforçar ligação entre as Zonas Oeste e Sul . (Foto: Inaldo Menezes/PCR)
Garantindo ainda mais conectividade à malha cicloviária da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantou, nesta quinta-feira (26), a ciclofaixa Lindolfo Collor, com 2.2 km de extensão, integrada à rede existente que liga a Zona Oeste à Zona Sul. A nova ciclofaixa implantada no bairro do Engenho do Meio está conectada com as seguintes rotas existentes: CDU, Inácio Monteiro, Maurício de Nassau e Tiradentes.
Orientado pela GDCI (Global Designing Cities Initiative), que faz parte da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, o projeto incorpora elementos de segurança viária como buffers de proteção, ordenamento de estacionamento entre a ciclofaixa e a faixa de rolamento viário para dar maior proteção ao ciclista – além de novos refúgios, ilhas e ampliações de passeio implementadas com o uso do urbanismo tático para proteger os pedestres que circulam ao longo da rota cicloviária. A nova rota ciclável também conta com 19 novas faixas de pedestre e tratamento com baias de acomodação para o transporte público. Serão implantados cinco paraciclos com capacidade para 10 bicicletas na proximidade dos bancos na interseção da Rua Lindolfo Collor.
A implantação da nova estrutura cicloviária vai beneficiar não só os moradores do Engenho do Meio, mas também quem circula pelo entorno do campus da UFPE e deseja acessar a Zona Sul através do bairro. Também permitirá uma conexão mais direta entre a ciclofaixa CDU (Cidade Universitária) e a ciclofaixa Tiradentes, e permitirá aos estudantes, funcionários e visitantes da UFPE um deslocamento por bicicleta protegido entre o campus da UFPE e a sua Reitoria, bem como a todas instalações e instituições do entorno. Os moradores do Engenho do Meio poderão se deslocar internamente no bairro com maior proteção através dessa nova ciclofaixa atendendo a diversas demandas de origem e destino como a Praça Ministro João Salgado de Souza e o prédio da antiga Sudene, além de terem maior conectividade com as ciclofaixas existentes na localidade.
Além de garantir estruturas seguras para pedestres e ciclistas, o projeto também prevê a readequação das larguras das faixas de rolamento destinadas aos veículos motorizados, reduzindo-as de aproximadamente quatro metros para três metros de largura. As faixas mais estreitas induzem a redução de velocidade dos veículos que trafegam no local.
“Os elementos de segurança viária incorporados a este projeto, estão na vanguarda das melhores práticas mundiais de desenho de vias seguras. O trabalho de ampliação das estruturas cicloviárias da cidade tem olhar amplo para todos os modos de transporte, principalmente para os mais vulneráveis, ciclistas e pedestres”, explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU. Com os 2.2km da nova ciclofaixa Lindolfo Collor, Recife passa a ter 169 km de extensão total de rede cicloviária, o que representa um aumento de mais 600% desde 2013, quando havia 24 km.
Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global – A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).