prefeitura-do-recife-garante-acoes-de-assistencia-social-e-direitos-humanos-no-sao-joao-2024

Prefeitura do Recife garante ações de assistência social e direitos humanos no São João 2024

Espaço para acolher crianças cujos pais trabalham nas festas, Central para atender pessoas que sofreram alguma violência e divulgação das plataformas de denúncias de racismo e LGBTfobia estão entre as iniciativas. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife (SDSDHJPD) preparou uma série de ações para o São do Recife 2024. Por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, técnicos vão atuar pelo enfrentamento ao trabalho infantil no Sítio Trindade e no Bairro do Recife, desta terça-feira (11) até o dia 30 de junho. Já a Secretaria Executiva de Direitos Humanos vai disponibilizar uma Central, no Sítio Trindade, para acolher as pessoas que eventualmente sofram situações de racismo, LGBTfobia ou qualquer outro tipo de violência. Além disso, será realizada uma campanha de sensibilização e identificação de crianças, com o empulseiramento delas. Também vão ser distribuídos materiais educativos em prol da equidade social.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Já a partir desta terça, equipes itinerantes, formadas por educadores sociais, assistentes sociais e/ou psicólogos, vão trabalhar para promover a proteção das crianças durante as festas, tanto no centro da cidade quanto nos polos descentralizados. “A proposta é abordar e identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil ou expostas a ele. O trabalho não termina no São João porque as famílias serão acompanhadas pela rede socioassistencial”, explicou Camila Borges, gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Serão 35 equipes, formadas por 105 profissionais, engajadas no combate à exploração do trabalho infantil ao longo dos 14 dias de festejos, atuando das 13h às 2h. 

E, a partir da sexta-feira (14), também  começa a funcionar o Espaço de proteção à criança  e adolescente exposta ao trabalho infantil, perto do Sítio Trindade. Dessa forma, será oferecido um ambiente seguro, com oficinas, atividades lúdicas e alimentação, para acolher as crianças cujos pais ou responsáveis estão trabalhando durante o São João. Diferentemente do ano passado, o equipamento nãofuncionará dentro do Sítio Trindade e sim na Escola Profissional Dom Bosco, Estrada do Arraial, 3460, Casa Amarela, das 13h à meia-noite. No Espaço, que agora conta uma infraestrutura melhor do que nas edições anteriores, 20 trabalhadores vão atuar no turno da tarde e outros 20 no turno da noite.

DIREITOS HUMANOS – A Central de Direitos Humanos, dentro do Sítio Trindade (perto da entrada principal), vai ser um ponto de apoio para as pessoas que eventualmente tenham algum direito violado durante os festejos. A equipe técnica presente vai ouvir essas pessoas e então dar os encaminhamentos necessários. Podem ser situações de violências diversas, ações racistas ou homofóbicas. Advogados, assistentes sociais, psicólogos e intérpretes de libras atuarão no local, desta terça até o dia 30, das 16h à 1h da madrugada.

Ademais, nas mesmas datas, a Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS) vai atuar tanto no Sítio Trindade quanto na Avenida Rio Branco com as campanhas “Ambiente Livre de Preconceito” e “Esse banheiro é de Todos e Todas”. As equipes vão aplicar adesivos nas barracas, estabelecimentos comerciais e banheiros, alertando sobre o preconceito. O grupo também vai divulgar a Plataforma Municipal de Denuncias LGBT (https://denunciaslgbt.recife.pe.gov.br/denp/) que pode ser acessada pelo aplicativo ou site Conecta Recife.

E a Gerência de Igualdade Racial promoverá a campanha “Recife Sem Racismo”, no mesmo período do São João, para não apenas combater o racismo como também recolher denúncias de discriminação racial através de ações da equipe técnica. Haverá distribuição de material educativo e divulgação da plataforma https://semracismo.recife.pe.gov.br/ que também está presente no Conecta Recife. 

Por fim, a Gerência da Criança e do Adolescente, realizará, mais uma vez, a campanha de sensibilização e identificação de crianças durante os festejos juninos de 2024. A iniciativa tem o objetivo de garantir a segurança das crianças nos eventos de grande circulação de pessoas, facilitando a localização dos pequenos em caso de separação dos responsáveis. Profissionais da Gerência estarão presentes no Sítio Trindade e na Avenida Rio Branco, das 16h às 22h, realizando a distribuição das pulseiras e conscientizando os responsáveis.

About Redação

Veja também

novotel-recife-realiza-processo-seletivo-com-candidatos-captados-pelo-go-recife-e-agencia-de-emprego-do-recife

Novotel Recife realiza processo seletivo com candidatos captados pelo GO Recife e Agência de Emprego do Recife

Na manhã desta segunda-feira (17), 25 mulheres recifenses participaram de processo seletivo para integrar o …