No Sítio da Trindade, parque mais junino da capital, catadores já recolheram mais de meia tonelada de material reciclável (Foto: Divulgação)
Além do esquema de limpeza regular nos polos de São João, a Prefeitura do Recife está garantindo uma abordagem sustentável para a destinação dos resíduos produzidos no Sítio da Trindade – o parque mais junino da capital. Em parceria com o Grupo Orizon e a Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), foi instalado um ecoponto no parque, visando a destinação adequada do lixo produzido durante os festejos juninos.
Com o apoio de catadores de materiais recicláveis da cidade, forrozeiros e comerciantes estão sendo orientados sobre a importância da separação correta dos resíduos gerados, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Apenas na sexta-feira (23) e no sábado (24), os profissionais já coletaram mais de meia tonelada de materiais recicláveis (573,1 quilos). A ação durante os festejos juninos no Sítio da Trindade prossegue até a próxima sexta-feira (30), das 17h à 1h da manhã.
Além de promover a sustentabilidade, gerando impactos ambientais positivos durante a festa, que tem levado uma multidão ao Sítio da Trindade, a iniciativa também incentiva a coleta seletiva pela população, com o aumento da quantidade de resíduos recicláveis coletados e fazendo com que os recifenses reconheçam a importância do profissional catador.
Ao todo, 78 catadores cooperados estão envolvidos e também estão tendo a oportunidade de comercializar os materiais diretamente com o Grupo Orizon, recebendo valores atrativos. A ideia é que os recifenses conheçam esses profissionais e que as estações e ecopontos recebam os resíduos recicláveis durante o evento de forma voluntária, principalmente embalagens de bebidas, comidas, plásticos, metais, vidro, papel, papelão e outros. No ecoponto, os catadores estão presentes para realizar a triagem adequada dos materiais, encaminhando-os para a reciclagem, ao invés de serem simplesmente destinados a aterros sanitários.