prefeitura-do-recife-entrega-urbanismo-tatico-em-brasilia-teimosa

Prefeitura do Recife entrega urbanismo tático em Brasília Teimosa

Intervenção tem o objetivo de reduzir a velocidade de veículos motorizados e proporcionar mais segurança para pedestres e ciclistas no local (Foto: Cortesia)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregou, nesta sexta-feira (18), uma  nova travessia de pedestre com uma peça de urbanismo tático para aumento de calçada. A intervenção tem o objetivo de proporcionar mais espaço dos pedestres e reduzir a calha viária para diminuir a velocidade dos veículos motorizados, garantindo uma travessia mais segura para quem anda a pé ou de bicicleta, já que a área abriga grande número de pedestres e ciclistas, por conta da Ciclofaixa Brasília Teimosa.

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária do Recife, em 2020, a área que concentrou mais sinistros de trânsito foi a Zona Sul, por isso, a necessidade de garantir travessias mais seguras. A intervenção foi pensada em parceria com os moradores da comunidade por meio de reuniões. “A estratégia de desenho urbano para reduzir a calha viária tem o objetivo de levar o condutor a diminuir a velocidade, que é o principal fator de risco de sinistros de trânsito. Tudo foi pensado junto com os moradores para atender a necessidade deles e fazer com que eles se sintam mais confortáveis na travessia”, explica o gerente de projetos cicloviários, Antônio Henrique.

URBANISMO TÁTICO – Ao todo, o Recife conta, hoje, com mais de 40 áreas de urbanismo tático, com projetos de destaque como os da Rua da Palma, Rua Frei Cassimiro e Largo Dom Luiz. Na Rua da Palma, a técnica de urbanismo tático foi utilizada para redistribuir o espaço urbano entre pedestres e carros. Constatou-se que a maioria das pessoas que transitavam na via eram pedestres, dessa forma, a rua que antes tinha 60% do espaço destinado aos veículos, passou a ter 60% do espaço destinado às pessoas. Na Rua Frei Cassimiro e no Largo Dom Luiz, o urbanismo tático foi utilizado para ordenar o trânsito, ampliar o espaço dos pedestres e dar mais segurança nas travessias. A técnica humaniza o espaço público e garante redução de sinistros de trânsito. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …