prefeitura-do-recife-entrega-praca-que-homenageia-o-medico-antonio-carlos-figueira

Prefeitura do Recife entrega praça que homenageia o médico Antonio Carlos Figueira

Com investimento de R$ 292 mil, obras transformaram área embaixo de viaduto em um espaço de convivência e lazer para os moradores da Zona Sul (Foto: Rodolfo Loepert)

A Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana e da Secretaria de Infraestrutura, entregou na manhã desta sexta-feira (5) a requalificação da Praça Antonio Carlos Figueira, localizada próxima à Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no bairro de Boa Viagem. O investimento total no projeto foi de R$ 292.328,84 e contou com apoio da Tintas Coral e Cimento Forte. O prefeito João Campos, acompanhado pela equipe técnica e familiares do homenageado, realizou a inauguração oficial, que incluiu o plantio de uma muda de ipê-rosa em homenagem ao médico e humanista.

“Uma das grandes missões da vida de Antônio Carlos Figueira era cuidar da cidade, sobretudo dos menos favorecidos e dos que mais precisam da presença de políticas públicas de qualidade. Ele sempre falava da comunidade da Rua da Linha, Tijolos e Tijolinhos e, como reitor da FPS, tinha uma grande preocupação com essa área. Esta entrega representa o cuidado com o Recife e o trabalho da Prefeitura para garantir espaços de lazer de qualidade em todas as áreas da cidade”, ressaltou João Campos.

A praça recebeu o nome do médico Antonio Carlos Figueira, que faleceu em dezembro de 2023, por meio do projeto de lei 158/2024, de autoria do vereador Zé Neto O local agora possui um púlpito dedicado a Figueira, reconhecendo sua contribuição como gestor, membro da Academia Pernambucana de Medicina e ocupante de importantes cargos públicos e no setor de saúde, como presidente do IMIP e da FPS, além de secretário de Saúde e da Casa Civil do Governo de Pernambuco. 

Adriana Figueira, 63, viúva do homenageado, expressou sua gratidão. “É muito gratificante ver o reconhecimento do prefeito por Antonio Carlos, que trabalhou durante a vida para a comunidade e para a saúde da população, sempre com essa visão de olhar para o outro de forma ampla, além da saúde. A escolha da praça é importante, porque é uma área que vai reunir toda a comunidade que vive ao redor. Ela é um ponto de encontro, de brincadeira e de convenção entre as pessoas”, disse. 

A requalificação, realizada pelo programa Tá Aprumado, beneficia diretamente cerca de 680 famílias das comunidades da Rua da Linha, Tijolos e Tijolinhos, com a criação de um campinho com alambrado, uma área com brinquedos, espaços para a prática de exercícios físicos e duas áreas de convivência, inclusive sob o viaduto da alça norte Miguel Arraes de Alencar. Essa é a primeira etapa de requalificação da área que se estenderá ao entorno do viaduto que dá acesso ao Aeroporto Gilberto Freyre e passa por sobre a Avenida Mascarenhas de Morais. Por se tratar de uma das principais vias de acesso ao Recife, a testeira receberá uma pintura especial e uma mensagem de boas vindas para quem chega à cidade. O projeto foi concebido com a participação ativa dos moradores, após momentos de escuta, diálogo e diagnóstico, promovidos nas comunidades.

“Esse é um momento simbólico, o legado de cuidado à saúde de Antônio Carlos Figueira está espalhado pelo Recife. Esta é uma singela homenagem e ficamos muito felizes por entregar um equipamento com essa qualidade e importância para a população”, afirmou Ed Rua, secretário de Inovação Urbana.

A ação de requalificação contou com a instalação de diversos mobiliários urbanos, incluindo mesas de piquenique e jogos, bancos e jardineiras. Além disso, foi criado um espaço dedicado à prática de exercícios físicos, com equipamentos que contemplam diversos exercícios, como abdominais, barra, alongamento e flexão, além de uma arquibancada com guarda-corpo e arte de Luciano Ferreira, próxima ao campinho. A pista de cooper foi revitalizada, recebendo uma nova pintura com marcação de metragem para facilitar a prática esportiva.

As crianças também foram escutadas e ganharam uma área só para elas, com gangorra, balanço, escorrego e trepa-trepa. Para embelezar e aumentar a área verde, foram plantadas cerca de 250 mudas ornamentais de pequeno e médio porte. A intervenção também incluiu a melhoria da iluminação pública, a instalação de papeleiras, a recuperação do meio-fio e a pintura da fachada do viaduto, destacando a área da intervenção e valorizando o espaço urbano.

Glauce da Silva, 36, mora na Rua da Linha há 7 anos e disse estar satisfeita com a entrega do equipamento. “Eu achei ótimo ter essa nova área de lazer, tanto para os adultos quanto para as crianças. Realmente estava em falta, não tínhamos nenhuma área para as crianças brincarem e agora isso vai mudar bastante o dia a dia”, explicou. 

A arte urbana também tomou conta do local por meio do Programa Colorindo o Recife. Os artistas Raider, Gabriel NK e Luther criaram três painéis em seis pilares do viaduto, somando cerca de 150 m² de cores e histórias. 

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-lanca-edital-do-primeiro-concurso-publico-do-brasil-para-secretaria-da-mulher

Prefeitura do Recife lança edital do primeiro concurso público do Brasil para Secretaria da Mulher

Certame será em três etapas. Resultado final deve ser divulgado no dia 5 de novembro. …