Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, parabenizou o trabalho realizado pela equipe que encerrou a gestão e deu boas vindas aos novos conselheiros, reforçando o compromisso e a importância de quem faz parte do CMAS. “A gente sabe da importância de termos um conselho forte e organizado e cumprindo o papel dele, que é o controle social da política pública da assistência social no Recife. Temos desafios enormes e é importante que a pessoa conselheira entenda o seu papel, que é de representar o coletivo, realizando ações que melhorem e qualificam a assistência social do município”, ressaltou
Antes da assinatura da posse dos novos conselheiros, o servidor Edson Lima, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social durante o biênio 2021-2023, realizou uma apresentação de balanço sobre a gestão que se encerra. “É com muita felicidade que a gente vai encerrando essa gestão e com a sensação boa de ter contribuído para o controle social da política pública da assistência social. Enquanto conselheiros, temos um papel muito importante, seja na gestão ou na sociedade civil, que é a fiscalização da política pública. E estar no controle social é estar lutando para que a política seja efetivada da melhor maneira possível”, concluiu Edson.
No Recife, o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) existe desde 1995 e tem a responsabilidade de discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços socioassistenciais estatais e não estatais no município. A criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social – Lei nº 8.742/1993.