prefeitura-do-recife-e-sede-de-encontro-nacional-dos-prefeitos-da-rede-urban95

Prefeitura do Recife é sede de encontro nacional dos prefeitos da Rede Urban95

 evento teve foco na troca de informações sobre ações, programas e serviços voltados para a primeira infância

Nesta segunda-feira (22), no prédio-sede da Prefeitura do Recife, o prefeito João Campos recebeu os integrantes do encontro nacional da Rede Urban95, evento voltado para a celebração e troca de informações sobre ações, programas e serviços com foco na primeira infância, nesta segunda-feira (22). Participaram da reunião prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, primeiras-damas e secretários. A gestão municipal do Recife, que é pioneira e referência em políticas públicas para a primeira infância, está sediando o evento, que acontece até esta terça-feira (23).

“Uma cidade que é feita para as crianças vai estar pronta para incluir todo mundo. Vale muito a pena pensar, defender e, sobretudo, agir em prol da primeira infância para construir um futuro muito melhor. Essa reunião serve para a gente compartilhar angústias, desafios e responsabilidades. Nenhum poder ou governo conhece mais o seu território do que o municipal, que sabe a necessidade de cada local – por isso a importância de avançar e unir forças enquanto gestões municipais”, ressaltou o prefeito João Campos na ocasião.

O Recife é uma das primeiras cidades brasileiras a ter a Secretaria Executiva para a Primeira Infância, pasta que garante governança e sustentabilidade para esta faixa etária, além de também ser uma das primeiras capitais a contar com o Plano Municipal da Primeira Infância. Por fim, a administração municipal tem investido na construção de Praças da Infância, espaços qualificados em regiões que incentivam o brincar livre e o contato com a natureza, e de bebetecas – espaços de leitura especializados na primeira infância que garantem um lugar para o livre brincar e para o contato com os livros, estimulando a criação e a criatividade.

“Estamos muito felizes em sediar esse encontro da Rede Urban95, que envolve várias cidades do mundo. Aqui no Brasil são 28 cidades que participam, inclusive o Recife, que tem 50 anos de parceria. Esse é o momento de ter esse trabalho diferenciado, que não envolve só a Educação, mas diversas outras secretarias da cidade”, explicou o secretário de Educação da PCR, Fred Amancio.

O prefeito de Jundiaí (SP), Luiz Fernando Machado, estava presente na reunião e destacou a importância dos equipamentos públicos para o bem estar de todas as cidades. “Li um estudo que diz que quando temos equipamentos públicos de qualidade, há uma projeção social e uma redução maior da desigualdade quando comparado aos lugares que não possuem esses equipamentos. Os municípios e, consequentemente, os prefeitos têm esse papel fundamental de diminuir a desigualdade dentro de suas cidades e realizar um trabalho voltado para a primeira infância”, disse ele.

Também estavam presentes Luziane Solon, prefeita de Benevides (PA); Arthur Henrique Brandão Machado, prefeito de Boa Vista (RR); Nathália Cortez, primeira-dama de Boa Vista (RR); Débora Cristina do Prado Belinello, prefeita de Jarinu (SP); Sandro Ranieri Hermann, prefeito de Colinas (MA); Ivanete Stangler Hermann, primeira-dama de Colinas (MA); José Ailton de Souza Brasil, prefeito do Crato (CE); Aldalice Pinheiro Brasil, primeira-dama do Crato (CE); José Elcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza (CE); Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes (SP); Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas (RS) e Fernando Padula, secretário de Educação de São Paulo (SP).

URBAN95 – É uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis. A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

“É muito gratificante ver uma rede de trocas de prefeitos que colaboram uns com os outros. São relações que vão se constituindo nessa rede e que vão fomentando políticas de infância, sem precisar reinventar a roda. Estou grata à cidade do Recife pela generosidade em compartilhar seus conhecimentos e desafios. A capital pernambucana é  uma das primeiras parceiras da fundação desde que ela chegou ao Brasil”, disse Claudia Vidigal, representante do Brasil da Fundação Van Leer.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-avanca-com-as-obras-de-drenagem-e-pavimentacao-da-avenida-mario-melo

Prefeitura do Recife avança com as obras de drenagem e pavimentação da Avenida Mário Melo

A intervenção de requalificação, prevista para durar oito meses, conta com investimento da ordem de …