Ação faz parte da Campanha de Visibilidade e Combate à Pobreza Menstrual promovido pelo MPPE e irá beneficiar lideranças e entidades comunitárias que trabalham com mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Ação faz parte da Campanha de Visibilidade e Combate à Pobreza Menstrual promovido pelo MPPE e irá beneficiar lideranças e entidades comunitárias que trabalham com mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Na rede municipal de ensino do Recife, o combate à pobreza menstrual já é uma realidade
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), está recolhendo absorventes para a Campanha de Visibilidade e Combate à Pobreza Menstrual. Os absorventes podem ser doados durante todo o mês de outubro, em um ponto montado na recepção principal do edifício sede da prefeitura. O objetivo da ação conjunta é o combate à pobreza menstrual, dificuldades que pessoas em situação de vulnerabilidade social que menstruam enfrentam para ter acesso ao absorvente íntimo.
Urnas também estão instaladas nos Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro), Eduardo Campos (Alto de Santa Terezinha), Dom Helder (Ilha de Joana Bezerra) e Miguel Arraes (Madalena), além de outros locais distribuídos pela cidade (lista abaixo). Nos locais de recebimento haverá urnas para o depósito dos absorventes, que serão recolhidos semanalmente para armazenamento, abrindo espaço para novas doações. Os produtos serão entregues no dia 3 de novembro pelo MPPE, beneficiando 34 lideranças e entidades comunitárias que trabalham com mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Rede Municipal de Ensino do Recife já conta com programa Ciclo de Cuidado – Menstruar não precisa mais ser um tabu, motivo de vergonha ou algo que atrapalhe a vida escolar na rede municipal de ensino. Em julho, a Prefeitura do Recife lançou o programa Ciclo de Cuidado, com objetivo de combater a pobreza menstrual na rede pública de ensino. Além disso, a iniciativa visa também reduzir as ausências em dias letivos destas estudantes durante todo o período menstrual e, consequentemente, evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar. Portanto, os absorventes, além de essenciais, passam a ser também produtos aliados à criação de melhores condições para que as estudantes desenvolvam suas atividades na escola com saúde e segurança.
A gestão municipal já adquiriu 144 mil pacotes de absorventes descartáveis, um total de 1 milhão e 152 mil unidades que, desde o último dia 20 de setembro, começaram a ser distribuídas em escolas municipais para estudantes a partir dos 10 anos de idade que menstruam. Ao todo, a gestão irá investir anualmente R$ 1,5 milhão para a compra de absorventes destinados à rede pública, beneficiando cerca de 17 mil estudantes.
Confira abaixo os pontos coleta:
Prédios do MPPE na Capital:
Edf.Roberto Lyra (edifício-sede) – R. Imperador Dom Pedro II, 473 – Santo Antônio
Ed. IPSEP Rua do Sol, 143 – Santo Antônio
Edf. Paulo Cavalcanti – Av. Visconde de Suassuna, 99 – Santo Amaro
Parceiros:
Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude – Rua Gervásio Pires, 399 – 2º andar
Unicap Casa de Direitos – Bloco E, prédio ao lado do Banco Itaú
Secretaria da Mulher do Estado – Porto Digital – Rua Cais do Apolo, 222
Compaz Escritor Ariano Suassuna – Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro
Compaz Governador Eduardo Campos – Av. Aníbal Benévolo, S/N – Alto de Santa Terezinha
Compaz Miguel Arraes – Av. Caxangá, 653
Compaz Dom Hélder Câmara – Rua Lourenço de Sá, 140 – Ilha de Joana Bezerra
MV Hospitalar – Av. Presidente Dutra, 298 – Imbiribeira
Loja Marie Mercié – Shopping Rio Mar
Loja Marie Mercié – Shopping Recife
Prefeitura do Recife
Mulheres do Brasil – Espaço Maetamorfose – Avenida Boa viagem n09 – Cobertura do Recife Praia Hotel
Mulheres do Brasil – Clínica Ana Cristina França – Empresarial Rio Mar – Torre 1 – Sala 508
Mulheres do Brasil – Loja Empório HD – Avenida Conselheiro Aguiar n1076
Quartel do Comando Geral da Polícia Militar – Rua Amaro Bezerra, s/n – Derby
Você precisa fazer login para comentar.