A maioria dos cursos tem carga horária de 100 horas. As aulas terão a partir da primeira quinzena de abril, com datas variadas de acordo com o curso escolhido. (Foto: STQP/PCR)
A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP), por meio do programa Qualifica Recife, está oferecendo 600 vagas em cursos profissionalizantes de agente de saúde, corte de cabelo e técnicas de escavação, confeitaria básica, preparação de pratos frios, eletricidade residencial, iniciação ao espanhol, corte e costura, auxiliar de recepcionista, libras, encanador residencial, técnicas de pastelaria, comandos elétricos, auxiliar de recursos humanos e mestre de obras.
As vagas, nos turnos da manhã, tarde e noite, serão destinadas às Escolas de Qualificação Profissional de São José, no bairro de São José, Bongi, em San Martin, Areias, em Areias, Maria Sampaio de Lucena, no Ibura, Bezerra Baltar, no Engenho do Meio, e Dom Bosco, em Casa Amarela.
A maioria dos cursos tem carga horária de 100 horas. As aulas terão a partir da primeira quinzena de abril, com datas variadas de acordo com o curso escolhido.
De acordo com a secretária de Trabalho do Recife, Adynara Gonçalves, os cursos são uma boa oportunidade para quem procura se qualificar em pouco tempo para gerar renda. “Preparamos os alunos tanto para ocupar uma vaga no mercado de trabalho, quanto para empreender “, afirmou Adynara.
COMO SE INSCREVER – Os interessados podem se inscrever através do aplicativo ou site Conecta Recife, onde devem acessar a aba do GO Recife, também disponível por meio do site gorecife.recife.pe.gov.br. O principal requisito para a inscrição é que o candidato seja morador do Recife.
Outros critérios como idade e escolaridade mínima podem ser observadas durante o ato da inscrição, de acordo com o curso desejado. A matrícula é efetuada na escola escolhida com os documentos solicitados no momento da inscrição.
Após o período de pandemia, o Qualifica Recife já fez a entrega de certificados de qualificação profissional para um total de 14 mil estudantes, que passaram pelas 17 escolas profissionalizantes do município.
QUALIFICA NAS COMUNIDADES – O programa rompeu a barreira da mobilidade para chegar ainda mais perto das pessoas por meio de parcerias entre a STQP e várias instituições, como associações de moradores, clubes de mães, igrejas e sindicatos. Nesta modalidade, mais de 800 pessoas já passaram por cursos de qualificação nas comunidades desde o ano passado até o momento.
Você precisa fazer login para comentar.