Programa Via Jardim promove arborização de grandes vias da cidade. Até agora foram 1.251 árvores plantadas (Foto: Divulgação/SMAS)
O Programa Via Jardim, da Prefeitura do Recife, continua transformando as avenidas da capital pernambucana em grandes corredores verdes. A iniciativa contemplou nas últimas semanas a Avenida Caxangá, na Zona Oeste da cidade, com o plantio de 150 árvores adultas, da espécie Resedá Rosa (Lagertroemia indica). Das 1.500 árvores que estão sendo destinadas ao projeto, 1.251 já foram plantadas nas avenidas: Agamenon Magalhães (150 árvores); Norte (122 árvores); Recife (100 árvores); Mascarenhas de Moraes (100 árvores); Domingos Ferreira (100 árvores); Rui Barbosa (21 árvores); Rosa e Silva (35 árvores); Professor José dos Anjos (145); Visconde de Jequitinhonha (215); Conselheiro Aguiar (60), Arquiteto Luiz Nunes (34) e a AV. Pinheiros (40).
As espécies selecionadas seguem a mesma cor de floração para cada localidade e são nativas do bioma Mata Atlântica e, com isso, ajudam na diversidade de espécies da flora local. Além disso, também contribuem para atrair a avifauna, que encontram nessas árvores alimentos e abrigos para reprodução, contribuindo com a manutenção da biodiversidade da capital pernambucana. Além disso, são espécies que se adequam às condições adversas do ambiente urbano.
Desde 2022, o plantio na capital pernambucana atende ao novo padrão de arborização, que apresenta diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 centímetros. Essa ação garante árvores mais robustas e mais fortes. O programa Via Jardim é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS).