Neste sábado (21), serão realizadas ações de prevenção e testagem rápida para esta infecção sexualmente transmissível, que tem cura, mas pode levar à morte se não tratada de forma adequada. (Foto: Divulgação/Sesau)
No próximo sábado (21), acontece o Dia Nacional de Combate à Sífilis, e a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) preparou uma série de ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento desta infecção sexualmente transmissível (IST), que apesar de ter cura, pode levar à morte caso a pessoa infectada não se submeta às intervenções necessárias. As atividades, que fazem parte do Outubro Verde, integram mais uma edição do Vamos Testar, Vamos Prevenir e incluem orientações sobre a importância do sexo seguro, distribuição de insumos de prevenção e oferta de testagem rápida, inclusive durante a gestação – uma vez que pode ser transmitida da mãe para o bebê na gravidez ou no momento do parto, podendo causar sérias sequelas e até mesmo aborto. Na programação, também haverá o PrEPara a Prevenção!, que oferece a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) agora aos sábados.
O Vamos Testar, Vamos Prevenir será realizado no Centro Metropolitano da Mulher Julia Santiago, em Brasília Teimosa, que no mesmo dia também receberá ação do Outubro Rosa da Sesau. Isto significa que as mulheres atendidas no local terão acesso, das 8h às 12h e sem necessidade de agendamento, a serviços de testagem rápida para Sífilis; exame de mamografia e orientações sobre prevenção ao câncer de mama. “Descentralizar o atendimento é uma forma de facilitar o acesso à assistência em saúde, de modo que consigamos chegar cada vez mais perto da população que mais precisa. E estar em um evento voltado para mulheres é extremamente importante, pois temos trabalhado fortemente para a eliminação principalmente da forma congênita da Sífilis”, afirma o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro.
Para se ter uma ideia, este ano, já foram realizadas 47 edições do Vamos Testar, Vamos Prevenir, com 4.271 pessoas testadas em postos volantes instalados por toda a cidade. “Registramos uma queda de 31,1% de bebês infectados a cada 1.000 nascidos vivos, em 2021, para 24,1% em 2023. E reduzimos a proporção de casos de sífilis congênita de nascidos com sífilis de 68,2% em 2019, para 43,2% este ano”, ressalta Ribeiro, salientando que, para diminuir ainda mais as estatísticas, é preciso incentivar os testes rápidos de ISTs, principalmente na gravidez, e o uso do preservativo como forma de prevenção. Além de extramuros, a Sesau oferece, de forma rotineira, estas ações no Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, de segunda a sexta; na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, às segundas, quartas e sextas; e no SAE e no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, às terças e sextas.
Já o PrEPara a Prevenção!, que veio para atender, agora aos sábados, a todos aqueles que têm indicação de profilaxia PrEP – novo método de prevenção ao HIV que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual -, acontecerá no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, das 8h às 15h. Na ocasião, além do PrEP, os usuários também têm acesso a insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante) e testagem rápida para HIV, ISTs e hepatites virais. Em caso de resultado positivo, serão acolhidos na própria unidade para dar segmento ao tratamento adequado. O PrEPara a Prevenção!foi lançado no dia 7/10, noSAE da Policlínica Lessa de Andrade. Vale salientar que ambos os serviços permanecem funcionando de segunda a sexta, 8h às 16h. As ações do Outubro Verde seguem até dia 27.
PÓS-EXPOSIÇÃO – A Sesau também disponibiliza a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) HIV, que é ofertada em casos de violência sexual, relações sexuais sem camisinha ou em caso de acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, casos de acidentes com materiais perfuro cortantes ou contato direto com material biológico infectado. No Recife, as Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Agamenon Magalhães, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, que funcionam 24 horas, oferecem a PeP, que deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.
Serviço: Dia Nacional de Combate à Sífilis
Evento: Vamos Testar, Vamos Prevenir – Outubro Rosa
Data: 21/10, das 8h às 12h
Local: Centro Metropolitano da Mulher Julia Santiago (R. Dragão do Mar, s/n, Brasília Teimosa)
Evento: PrEPara a Prevenção!
Data: 21/10, das 8h às 15h
Local: SAE da Policlínica Gouveia de Barros (Largo da Santa Cruz, s/n, Boa Vista)