prefeitura-do-recife-comeca-a-aplicar-reforco-de-bivalente-contra-covid-19-para-pessoas-a-partir-de-12-anos-com-comorbidades

Prefeitura do Recife começa a aplicar reforço de bivalente contra covid-19 para pessoas a partir de 12 anos com comorbidades

Vacinação começa nesta terça-feira (4); Ministério da Saúde incluiu comorbidade como grupo prioritário (Foto: Iggor Gomes/Arquivo PCR)

A partir desta terça (4), a Prefeitura do Recife vai iniciar a aplicação da vacina de reforço bivalente contra covid-19 para pessoas a partir de 12 anos com comorbidades. No Recife, a estimativa do Ministério da Saúde (MS) para esse grupo é de 67.425 pessoas para receber a dose do imunizante. A vacinação irá acontecer, sem agendamento, nas salas de vacina da Secretaria de Saúde (Sesau) do município, e com agendamento – disponível a partir das 20h de hoje (3) – nos centros de vacinação nos shoppings e no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. 

Para receber o reforço bivalente, é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses do imunizante anticovid e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses. A vacinação será disponibilizada nas mais de 150 salas de vacina da Sesau, sem necessidade de marcação, de acordo com o dia em que é realizada a aplicação da vacina anticovid em cada unidade de saúde. 

Já nos Centros de Vacinação instalados nos shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro, além do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, a vacinação ocorrerá de domingo a domingo, por agendamento. Os horários das salas de vacina e dos Centros de Vacinação podem ser conferidos neste link: https://bit.ly/3tVdGkk

Entre as comorbidades citadas, estão: síndrome de down, diabetes mellitus, as pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, doenças cardiovasculares, obesidade grave, doença renal, cirrose hepática e imunossuprimidos. A lista completa das condições está disponível no Conecta Recife. O grupo de pessoas com comorbidade foi incluído pelo MS como prioritário para receber a vacina. 

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Caso o munícipe tenha concluído o esquema em outra cidade, também deverá apresentar um comprovante de residência e um documento que comprove a idade ou condição.

De acordo com o Ministério da Saúde, evidências científicas comprovam que o reforço com a vacina bivalente aumenta a imunidade contra o vírus da cepa original e a variante Ômicron BA.1 ou BA.4/BA.5. Além disso, o imunizante possui perfis de segurança e eficácia semelhantes ao das vacinas monovalentes. A vacina possui um frasco com a tampa na cor cinza e é diferente dos demais imunizantes do laboratório.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …